Hospital Universitário firma parceria para mutirão de cirurgias de reconstrução de mama
O Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU/UFSC), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde, o Sistema Único de Saúde (SUS) e a Associação Brasileira de Portadores de Câncer (AMUCC), assinou nesta sexta-feira, 25 de outubro, um Termo Aditivo que lança o novo mutirão de cirurgias de reconstrução de mama. A solenidade ocorreu no Auditório do Bloco Didático da Medicina e a ação vai atender 10 mulheres, por mês, que tiveram um ou as duas mamas retiradas e/ou mutiladas em decorrência do câncer.
Segundo o Ministério da Saúde, 2.334 mulheres catarinenses fizeram a mastectomia (cirurgia de remoção completa da mama) entre os anos de 2014 e 2019, entretanto somente 346 realizaram a cirurgia de reconstrução de mamas. As mulheres que necessitam da cirurgia podem entrar em contato com a AMUCC, que auxiliará na localização das mulheres e fará o encaminhando à Secretaria de Estado da Saúde para inclusão no Sistema de Regulação.
O HU é o primeiro hospital a realizar essa parceria, mas a expectativa é que outras unidades hospitalares também realizem este procedimento, conforme cronograma da Secretaria de Estado da Saúde. Para o mutirão de cirurgia de reconstrução das mamas após o câncer, a deputada federal Carmen Zanotto destinou uma Emenda Parlamentar no valor de R$ 1,5 milhão.
As autoridades que fizeram parte da mesa da solinedade foram a vice-reitora Alacoque Lorenzini Erdmann, a Superintendente do Hospital Universitário, Maria de Lourdes Rovaris, o secretário de Saúde de Santa Catarina, Helton de Souza Zeferino, a deputada federal Carmen Zanotto, o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina, Alexandre Lencina Fagundes e a presidente da AMUCC, Leoni Margarida Simm.
“Enquanto não reconstruímos nossa mama, temos um buraco no peito. Sem a reconstrução o tratamento não está completo”, salientou a presidente da AMUCC. As mulheres que necessitam da cirurgia podem entrar em contato com a AMUCC por meio do e-mail filazero@amucc.org.br ou do telefone (48) 3025-7185.
Fotos: Ítalo Padilha e Mayra Cajueiro Warren / Agecom / UFSC