Vestibular UFSC 2019/2: metodologia humanizada é o diferencial do curso de Medicina em Araranguá
O convite para ingressar em Medicina do campus Araranguá da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é feito pelos próprios alunos. Giovanna Mariot Stéfani, Victor Seabra Lima Prado Costa, Emanuelle Gomes Iizuka, Jean Murilo Patrício Assunção e Pietro Preis Casagrande são alunos da primeira turma e adiantam aos interessados em estudar no município do litoral sul do estado que o curso de Medicina possui “uma infraestrutura muito boa”. “Apesar do nosso curso ser novo e de ter começado no segundo semestre de 2018, já temos o Centro Acadêmico e a Atlética estabelecidos no campus. E também alguns projetos de extensão – como o de ‘Anatomia e Realidade Aumentada’ e o ‘Brincando e Aprendendo’ – e as ligas da Clínica Médica, de Anatomia e de Pediatria. Venham Calouros!”.
“Eu sou suspeito a falar, porque eu sou apaixonado pelo curso”, acrescenta Pietro. “Por ser novo possibilita a constante construção, com a participação de alunos e professores”. Inscreva-se no vestibular da UFSC e participe dessa experiência coletiva, “bora lá!”, recomenda.
Medicina ainda é o curso mais concorrido na UFSC e também em várias universidades do país. As inscrições para o Vestibular 2019.2 seguem até o dia 29 de maio, somente via internet, no valor de R$ 135 para todos os cursos. O prazo para requerer isenção da taxa de inscrição vai até o dia 20 de maio. O Edital, que concentra todas as informações do concurso, está disponível no site do vestibular.
No cartaz do Vestibular, o candidato encontra recursos de realidade aumentada. Para visualizar, basta ter em seu smartphone o app Zappar, disponível para download para Android e iPhone. O aplicativo permite assistir a depoimentos de estudantes da UFSC e direciona para inscrição, página do concurso e contatos.
As provas serão nos dias 6, 7 e 8 de julho de 2019 (sábado, domingo e segunda-feira), com opção de realizá-las nas cidades de Araranguá, Blumenau, Chapecó, Criciúma, Curitibanos, Florianópolis, Joinville e Tubarão.
O curso
O campus Araranguá foi inaugurado em 2009, sendo o primeiro da UFSC a ser criado fora da sede em Florianópolis. O primeiro ingresso de alunos na graduação em Medicina ocorreu no segundo semestre de 2018.
A professora Iane Franceschet de Sousa, coordenadora do curso, explicou que o mesmo foi estruturado diferentemente do método tradicional de ensino. No lugar da grade disciplinar, “foram criados módulos que se dividem em ciclos de vida – concepção e gravidez, recém-nascido e infância, adolescência, adulto mulher, adulto homem, envelhecimento e morte. Todos os conteúdos estão inseridos através de métodos ativos, o que aproxima a teoria da realidade”.
A proposta é inserir os alunos na comunidade desde o início do curso “para relacionar a parte prática com a teoria em sala de aula”. A docente contextualizou que “todos os cursos novos de Medicina têm que seguir as novas diretrizes curriculares nacionais, publicadas em 2014. A lógica do ensino médico agora é centrada no estudante, proporcionando-lhe autonomia no processo de ensino-aprendizagem”. No tradicional o foco é centrado no professor, que no atual momento tem o papel de facilitador.
A escolha pela implantação do curso de Medicina em Araranguá, o sexto a ser ofertado pela UFSC na cidade, seguiu uma série de critérios estabelecidos pelo Programa Mais Médicos. Conforme Isabela Back, coordenadora do grupo de implantação do curso de medicina, o objetivo da nova proposta curricular é promover uma maior integração com a comunidade e qualificar médicos melhores, voltados à Atenção Básica de Saúde. “O modelo de escola ativa, de cunho construtivista, visa formar um profissional humanista que tenha o conhecimento do todo. O objetivo, por exemplo, é qualificar um novo médico, que conseguirá clinicar de maneira eficiente e eficaz em locais remotos”, diz ela.
Provas
6 de julho (sábado)
- Língua Portuguesa e Literatura Brasileira: (doze questões de proposições múltiplas);
- Segunda Língua: Alemão, Espanhol, Francês, Inglês ou Italiano (oito questões de proposições múltiplas);
- Matemática: dez questões de proposições múltiplas e/ou abertas;
- Biologia: dez questões de proposições múltiplas e/ou abertas.
7 de julho (domingo)
- Ciências Humanas e Sociais: 20 questões de proposições múltiplas, assim distribuídas: sete questões de História, sete questões de Geografia, duas questões de Filosofia, duas questões de Sociologia e duas questões interdisciplinares envolvendo pelo menos duas dessas disciplinas;
- Física: dez questões de proposições múltiplas e/ou abertas;
- Química: dez questões de proposições múltiplas e/ou abertas.
8 de julho (segunda)
- Redação;
- Questões discursivas: quatro.
Obras e autores para o Vestibular
Autor |
Obra |
Editora |
Carolina Maria de Jesus | Quarto de Despejo Diário de uma favelada |
Ática |
Jorge Amado | Capitães da Areia | Companhia Das Letras |
Lygia Fagundes Telles | Melhores Contos (seleção Eduardo Portella) |
Global |
Confira também:
Quadro Geral de Cursos e Vagas
Edital, Agenda do Vestibular, provas anteriores e mais informações no site www.vestibular20192.ufsc.br.
Coperve: (48) 3721-9200
Agecom: (48) 3721-9601 (Atendimento à Imprensa)
Agecom/UFSC