Vestibular UFSC 2019/2: metodologia humanizada é o diferencial do curso de Medicina em Araranguá

20/05/2019 08:00

O convite para ingressar em Medicina do campus Araranguá da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é feito pelos próprios alunos. Giovanna Mariot Stéfani, Victor Seabra Lima Prado Costa, Emanuelle Gomes Iizuka, Jean Murilo Patrício Assunção e Pietro Preis Casagrande são alunos da primeira turma e adiantam aos interessados em estudar no município do litoral sul do estado que o curso de Medicina possui “uma infraestrutura muito boa”. “Apesar do nosso curso ser novo e de ter começado no segundo semestre de 2018, já temos o Centro Acadêmico e a Atlética estabelecidos no campus. E também alguns projetos de extensão – como o de ‘Anatomia e Realidade Aumentada’ e o ‘Brincando e Aprendendo’ – e as ligas da Clínica Médica, de Anatomia e de Pediatria. Venham Calouros!”.

“Eu sou suspeito a falar, porque eu sou apaixonado pelo curso”, acrescenta Pietro. “Por ser novo possibilita a constante construção, com a participação de alunos e professores”. Inscreva-se no vestibular da UFSC e participe dessa experiência coletiva, “bora lá!”, recomenda.

Medicina ainda é o curso mais concorrido na UFSC e também em várias universidades do país. As inscrições para o Vestibular 2019.2 seguem até o dia 29 de maio, somente via internet, no valor de R$ 135 para todos os cursos. O prazo para requerer isenção da taxa de inscrição vai até o dia 20 de maio. O Edital, que concentra todas as informações do concurso, está disponível no site do vestibular.

No cartaz do Vestibular, o candidato encontra recursos de realidade aumentada. Para visualizar, basta ter em seu smartphone o app Zappar, disponível para download para Android e iPhone. O aplicativo permite assistir a depoimentos de estudantes da UFSC e direciona para inscrição, página do concurso e contatos.

As provas serão nos dias 6, 7 e 8 de julho de 2019 (sábado, domingo e segunda-feira), com opção de realizá-las nas cidades de Araranguá, Blumenau, Chapecó, Criciúma, Curitibanos, Florianópolis, Joinville e Tubarão.

O curso

O campus Araranguá foi inaugurado em 2009, sendo o primeiro da UFSC a ser criado fora da sede em Florianópolis. O primeiro ingresso de alunos na graduação em Medicina ocorreu no segundo semestre de 2018.

A professora Iane Franceschet de Sousa, coordenadora do curso, explicou que o mesmo foi estruturado diferentemente do método tradicional de ensino. No lugar da grade disciplinar, “foram criados módulos que se dividem em ciclos de vida – concepção e gravidez, recém-nascido e infância, adolescência, adulto mulher, adulto homem, envelhecimento e morte. Todos os conteúdos estão inseridos através de métodos ativos, o que aproxima a teoria da realidade”.

A proposta é inserir os alunos na comunidade desde o início do curso “para relacionar a parte prática com a teoria em sala de aula”. A docente contextualizou que “todos os cursos novos de Medicina têm que seguir as novas diretrizes curriculares nacionais, publicadas em 2014. A lógica do ensino médico agora é centrada no estudante, proporcionando-lhe autonomia no processo de ensino-aprendizagem”. No tradicional o foco é centrado no professor, que no atual momento tem o papel de facilitador.

A escolha pela implantação do curso de Medicina em Araranguá, o sexto a ser ofertado pela UFSC na cidade, seguiu uma série de critérios estabelecidos pelo Programa Mais Médicos. Conforme Isabela Back, coordenadora do grupo de implantação do curso de medicina, o objetivo da nova proposta curricular é promover uma maior integração com a comunidade e qualificar médicos melhores, voltados à Atenção Básica de Saúde. “O modelo de escola ativa, de cunho construtivista, visa formar um profissional humanista que tenha o conhecimento do todo. O objetivo, por exemplo, é qualificar um novo médico, que conseguirá clinicar de maneira eficiente e eficaz em locais remotos”, diz ela.

Provas

6 de julho (sábado)

• Língua Portuguesa e Literatura Brasileira: (doze questões de proposições múltiplas);
  • Segunda Língua: Alemão, Espanhol, Francês, Inglês ou Italiano (oito questões de proposições múltiplas);
  • Matemática: dez questões de proposições múltiplas e/ou abertas;
  • Biologia: dez questões de proposições múltiplas e/ou abertas.

7 de julho (domingo)

• Ciências Humanas e Sociais: 20 questões de proposições múltiplas, assim distribuídas: sete questões de História, sete questões de Geografia, duas questões de Filosofia, duas questões de Sociologia e duas questões interdisciplinares envolvendo pelo menos duas dessas disciplinas;
  • Física: dez questões de proposições múltiplas e/ou abertas;
  • Química: dez questões de proposições múltiplas e/ou abertas.

8 de julho (segunda)

• Redação;
  • Questões discursivas: quatro.

Obras e autores para o Vestibular

Obra

Editora

Carolina Maria de Jesus Quarto de Despejo
Diário de uma favelada
Ática
Jorge Amado Capitães da Areia Companhia Das Letras
Lygia Fagundes Telles Melhores Contos
(seleção Eduardo Portella)
Global

Confira também:

Quadro Geral de Cursos e Vagas

Programa das Disciplinas

Edital, Agenda do Vestibular, provas anteriores e mais informações no site www.vestibular20192.ufsc.br.

Coperve: (48) 3721-9200

Agecom: (48) 3721-9601 (Atendimento à Imprensa)

Agecom/UFSC

Tags: AraranguámedicinaUFSC