Laboratório de Psicologia Cognitiva Básica e Aplicada da UFSC desenvolve projeto ‘Alfabetização Científica em Psicologia’

07/10/2016 10:54

lpcog 2Permitir que alunos de graduação e pós-graduação exercitem aspectos relacionados à produção científica na área da Psicologia – leitura e apresentação de artigos científicos, discussão crítica de aspectos metodológicos e produção de textos de divulgação – e tornar esse material acessível ao público são os principais objetivos do projeto de extensão “Alfabetização Científica em Psicologia” desenvolvido desde março pelo Laboratório de Psicologia Cognitiva Básica e Aplicada (LPCOG) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

“Alfabetização científica é um termo utilizado para se referir ao conhecimento que o público em geral possui sobre ciência, sua relevância e sua aplicação na vida cotidiana. Assim, nós ‘pegamos emprestado’ o termo, pois entendemos que este conhecimento que o público tem da ciência pode referir-se a qualquer área científica, inclusive a Psicologia”, informa a doutora em Psicologia e a coordenadora do projeto, professora Carolina Baptista Menezes, que conta com a colaboração de um bolsista. Doze alunos da Universidade participam das atividades.

A divulgação científica proposta tem como foco três grandes áreas: Psicologia Cognitiva Experimental, Eficácia de Tratamentos Psicoterápicos e Desenvolvimento Humano. No site do projeto, criado com a finalidade de disponibilizar ao público as produções, os ícones Meditação, Memória, Atenção, Emoções, Tomada de Decisão e Psicoterapia podem ser acessados. Yoga e Inteligência estão em fase de produção. Os temas estão contemplados nas duas linhas de pesquisa do LPCOG – “Estudo experimental de processos cognitivos e emocionais ao longo do desenvolvimento humano” e “Aspectos comportamentais, cognitivos e emocionais de práticas meditativas”. “Nem sempre as pessoas que não são da área conseguem ler e entender um artigo. A ideia é facilitar o acesso a este tipo de conhecimento, bem como entendimento deste tipo de produção de conhecimento”, afirma a coordenadora.

No site, há, ainda, a aba Materiais Complementares, que dispõe de vídeos, links e sugestões de livros.“Considerando o conhecimento da própria Psicologia Cognitiva, sabemos que sempre é mais produtivo utilizarmos diferentes fontes sensoriais para o aprendizado de um mesmo assunto ou habilidade. Sugiro que cada internauta se permita explorar diferentes tipos de fontes e materiais”, recomenda Carolina.

Os textos visam à disseminação de conhecimentos sobre termos e conceitos-chave da ciência psicológica, despertar para a avaliação crítica de normas e métodos utilizados para gerar o conhecimento científico em Psicologia e destacar a importância e o impacto desse conhecimento para a atuação do psicólogo e para a sociedade. “A psicologia está na vida de todo o ser humano, a todo o momento. Tudo que fizemos, fazemos ou pretendemos fazer envolve aspectos psicológicos. Portanto, entender tais princípios pode ser um começo para as pessoas poderem  ‘cuidar mais’ de sua psicologia – ou seja, de seus comportamentos, suas emoções, suas escolhas, entre tantas outras dimensões da vida humana”, avalia a coordenadora. “Grande parte do processo de desenvolvimento pessoal envolve conhecimento, que, por si só, já pode ser uma poderosa ferramenta para mudanças, transformações e aprimoramentos”, finaliza.

Nos meses de setembro e outubro, o LPCOG promoveu o curso de extensão “A Ciência Psicológica da Meditação – Módulo I”, com temática relacionada às linhas de pesquisa. Informações sobre o projeto “Alfabetização Científica em Psicologia” e previsão de cursos pelo e-mail menezescarolina@hotmail.com.

Bruna Bertoldi Gonçalves / Jornalista / Agecom / UFSC / agecom@contato.ufsc.br

Tags: Alfabetização científicaLaboratório de Psicologia Cognitiva Básica e AplicadapsicologiaUFSC