Exposição ‘Brincadeira de Criança’ abre nesta quinta-feira, no NEA
O Espaço Cultural do Núcleo de Estudos Açorianos (NEA), da Universidade Federal de Santa Catarina, abre dia 18 de agosto, às 18h30, a exposição “Brincadeira de Criança”, de Berenice Queiroz. A proposta da exposição é mostrar as brincadeiras tradicionais da Ilha de Santa Catarina e proporcionar ao visitante da exposição a oportunidade de reviver momentos lúdicos de sua infância. O acervo fica disponível para visitação até 14 de outubro.
“A proposta é resgatar as histórias da infância. As peças eternizadas em cerâmica, contam as peraltices e brincadeiras de uma adorável infância em nossa ilha. Algumas parecem tomar vida quando vistas por pessoas que relembram, em grupos de bate papos, momentos de grande alegria. Sorrindo, parecem ouvir o som do bate-bate, do bilboquê, das rodinhas do rolimã, que em poucos lugares com calçamento, faziam um som eletrizante. Da inseparável e afetiva boneca de pano. Do imaginário cata-vento que, subjetivamente, parecia levantar voo, assim como a pipa que rebolava majestosa no céu. Dos pequenos equilibristas ganhando altura sobre o pé de lata, e as criativas conversas no telefone sem fio. E tantos outros que se fizeram presentes na infância”, conta a artista, Berenice Queiroz.
A exposição marca as comemorações do Dia do Folclore, celebrado em 22 de agosto. A Universidade Federal de Santa Catarina promove o evento por meio da Secretaria de Cultura e Arte, com apoio do Governo Regional dos Açores, por intermédio da Direção Regional das Comunidades.
Local:
Espaço Cultural do Núcleo de Estudos Açorianos (NEA)
Universidade Federal de Santa Catarina
Abertura:
18 de agosto às 18h30
Visitação:
18 de agosto a 14 de outubro de 2016
Segunda a sexta-feira das 9 às 12h e das 14 às 17h
Informações:
(48) 3721.8605 / berenicecostaster@gmail.com