UFSC recebe família de agricultores que acolheram estudantes

20/05/2016 19:56

Recepção das famílias de agricultores - Foto Henrique Almeida-2Um grupo de 50 agricultores de Ponte Serrada, no Oeste catarinense, visitou a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e foi recebido nesta sexta-feira, 20 de maio, na Sala dos Conselhos, pela vice-reitora da UFSC, Alacoque Erdmann. Eles ofereceram as casas para a realização de um estágio de vivência de alunos dos cursos de Zootecnia e Agronomia da UFSC no início do ano passado e agora foram recebidos pela instituição em Florianópolis.

Na disciplina, 49 estudantes ficaram em Ponte Serrada e três em Lindoia do Sul, junto à divisa entre os municípios. Durante três semanas, conviveram com as famílias de agricultores e viveram seu cotidiano, participando das tarefas diárias. “Estar lá no lugar dos agricultores é uma coisa transformadora. Que se continue apoiando esse estágio para formar profissionais comprometidos com a agricultura familiar”, pediu Leila Angela Tirelli da Motta, extensionista rural da Epagri, que participou do contato com as famílias para que recebessem os estagiários.

Albino José Felipão, morador de Ponte Serrada há 31 anos, desde que deixou a cidade natal Capinzal, para participar de um assentamento de reforma agrária, onde mora até hoje (“antes era de duas pessoas, hoje moram e produzem 650 famílias”, contou), se disse gratificado com a troca de experiências e conhecimentos. “Saber que nós, agricultores, alguns analfabetos, podemos ensinar a um estudante universitário, um professor, que ele vai aprender com a gente, é muito bom para reconhecermos nossa importância”.

As famílias de agricultores, recepcionadas na quinta-feira, realizaram uma visita à UFSC, seguida de jantar de confraternização com os estudantes. Os agricultores conheceram alguns pontos turísticos da cidade na sexta-feira, e participaram da audiência com a vice-reitora. “Estamos muito felizes por manter atividades junto à comunidade, fazer que nosso estado se desenvolva, dê importância à educação e chegar mais próximo de todas as regiões e levar a contribuição que a Universidade pode dar”, falou. Neste sábado, 21 de maio, voltam para Ponte Serrada.

O programa foi de março a abril de 2015, através de parceria entre a UFSC, Epagri e a prefeitura. A intenção foi proporcionar contato direto dos estudantes com a dinâmica de trabalho nas propriedades da agricultura familiar, vivenciando a realidade do campo e conhecendo a forma como as atividades são realizadas em cada localidade.

Fotos: Henrique Almeida/Agecom/UFSC
henrique.almeida@ufsc.br

Tags: AgronomiaCCAestágio de vivênciaLindoia do SulPonte SerradaUFSCvivência agrícolaZootecnia