Aula sobre Luz, Ciência e Vida na abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Uma aula sobre Luz, Ciência e Vida marcou, na quarta-feira, 21 de outubro, no Centro de Cultura e Eventos, a abertura oficial da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) na UFSC, realizada em conjunto com o 25º Seminário de Iniciação Científica (SIC), o 5º Seminário de Iniciação Científica Ensino Médio e a 3ª Feira do Inventor.
A palestra foi ministrada pelo professor da USP e doutor em Física pelo Massachusetts Institute of Tecnology (MIT/EUA), Vanderlei Salvador Bagnato, eleito para The Academy of Sciences for the Developing World (2009); membro da Academia Pontifícia de Ciências do Vaticano (2012); membro da National Academy of Sciences (2013) e coordenador da Agência USP de Inovação.
“É um ano para reflexão, um momento para pensarmos o tema: pouca gente se dá conta de quanto a luz é importante. Deram o prêmio Nobel para o cara do LED (Light Emitting Diode), mas temos um bilhão de pessoas sem eletricidade”, diz Bagnato, lembrando os acidentes por queimaduras resultantes do uso de lamparinas com querosene.
O palestrante ressaltou a importância do ensino da ciência, para entender o mundo e a natureza. “Quem sabe a verdade não é enganado. Temos em São Carlos (interior de São Paulo) um grupo de crianças que se intitula Trupe do Conhecimento. Eles fazem perguntas como ‘por que o céu é azul?’ a universitários, que não sabem o que responder.”
Antes, Bagnato explanou a inovação em universidades. “A ciência é quem vai tirar a crise que se está instalando; aliás, nós é que estamos criando a crise: quem só enxerga escuridão não encontra o interruptor.” Ele destacou a necessidade de as instituições de ensino formarem empreendedores. “Não temos essa cultura no Brasil. Precisamos identificar o que será avanço para o conhecimento e o que será avanço para a economia. Empreendedorismo não é ter empresas na universidade; ela não pode ser um escritório de negócios”.
O pró-reitor de Pesquisa, Jamil Assreuy, apresentou Bagnato e comentou a interiorização da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. “A gente se priva do contato com os colegas dos campi de Araranguá, Blumenau, Curitibanos e Joinville, mas nós ganhamos na divulgação nestas cidades.” Ele também lembrou a a realização da 3ª Feira do Inventor: “Os pesquisadores têm a oportunidade de mostrar como a produção da nossa Universidade é variada, em diferentes áreas”.
Tema da SNCT
O Ano Internacional da Luz, proclamado para 2015 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, inspirou a comunidade científica no Brasil. Os principais eventos da área, promovidos anualmente, abordarão diversos aspectos sobre o assunto. É o caso da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, cuja logomarca reflete a temática ao aliar a imagem da mão e do genoma humano tendo como foco a luz.
Confira a programação desta quinta e sexta-feiras:
22 de outubro
Área de Ciências Exatas e da Terra e Pibiti.
(bolsistas cujos orientadores sejam do CTC, CFM, Joinville e Araranguá).
Apresentações orais: das 14h às 16h.
Apresentação dos painéis: das 15h às 18h.
23 de outubro
Área de Ciências Humanas e Sociais.
(bolsistas cujos orientadores sejam do CFH, CCE, CED, CSE e CCJ).
Apresentações orais: das 8h30 às 11h e das 14h às 16h.
Apresentação dos painéis: das 15h às 18h.
23 de outubro
Pibic Ensino Médio
Apresentações orais: das 9h às 11h30 (auditório da Reitoria).
Apresentação dos painéis: das 15h às 18h (piso superior do Centro de Cultura e Eventos).
Mais informações nos sites: Sepex e SIC.
Caetano Machado/Jornalista da Agecom/Diretoria-Geral de Comunicação/UFSC
Revisão: Claudio Borrelli/Revisor de Textos da Agecom/Diretoria-Geral de Comunicação/UFSC
Fotografia: Jair Quint/Fotógrafo da Agecom/Diretoria-Geral de Comunicação/UFSC