Simpósio Internacional de Crítica Genética e Tradução muda a programação
A programação do II Simpósio Internacional de Crítica Genética e Tradução: “The II International Symposium of Genetic Criticism and Translation” foi modificada devido ao estabelecimento do ponto facultativo na UFSC no dia 28 de outubro. Ainda assim, o evento será realizado dia 28 ao dia 30 como anteriormente estabelecido. A organização comunica também que ainda estão abertas as inscrições para o workshop de 30 de outubro: Transcribing Multilingual Notes and Drafts in the Digital Age, com os professores Dirk Van Hulle e Geert Lernout, da Universidade da Antuérpia. A programação completa, já com as mudanças, está no site.
O evento será no Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da UFSC e procura promover numa perspectiva teórica, histórica e prática a crítica genética aplicada aos estudos da tradução divulgando as pesquisas dos inúmeros núcleos brasileiros e internacionais que lidam com acervos de tradutores ou de autores traduzidos, ou que estão desenvolvendo projetos de pesquisa inovadores e caracterizados pela reflexão crítica sobre processos de criação no âmbito da tradução. Estarão presentes geneticistas e pesquisadores das Universidades da Antuérpia, de Leuvan, da Bahia, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul para confrontar suas pesquisas numa troca verdadeira que possa ir além dos encontros formais de um evento acadêmico internacional.
O Simpósio será estruturado em conferências, mesas-redondas e minicursos, para favorecer o encontro de pesquisadores de várias áreas e procedências e para que tanto alunos quanto professores possam aproveitar as especificidades desses estudiosos e conhecer mais aprofundadamente seu trabalho. “O relevante interesse pelos estudos do processo tradutório no paradigma contemporâneo dos estudos sistêmicos torna esse evento um momento fundamental de troca de experiências e discussões acerca dos rumos da crítica genética aplicada à tradução não somente no Brasil mas na Europa. A crítica genética brasileira de fato tem se destacado nas últimas décadas no cenário internacional por uma ampliação dos seus âmbitos de reflexão, pesquisa e aplicação. Cabe ressaltar o trabalho do Núcleo de Estudos dos Processos Criativos (Nuproc) na divulgação tanto em território nacional quanto internacional de pesquisas nesse âmbito ao longo dos últimos anos”, observa o professor Sergio Romanelli, organizador do encontro e presidente do NUPROC e da Associação dos Pesquisadores em Crítica Genética (APCG).
Mais informações, programação e inscrições no site: http://www.simposio.apcg.com.br/index.html