UFSC sedia Encontro Nacional de Economia Política
O Instituto de Estudos Latino-Americanos (IELA) organiza o XIX Encontro Nacional de Economia Política (ENEP), de 3 a 6 de junho, em Florianópolis. O tema geral será o neodesenvolvimentismo, assunto que tem provocado debates no Brasil e na América Latina.
A proposta do evento – que reunirá economistas, professores e estudantes de todo o país – é discutir os rumos atuais do desenvolvimento brasileiro e mundial frente ao cenário de crise do capitalismo, que afeta de forma intensa os países da periferia do sistema; apontar alternativas ao contexto econômico e político atual; e proporcionar, por intermédio dos grupos de trabalho, a oportunidade de apresentação e discussão democrática da produção científica da área da Economia Crítica. A Sociedade Brasileira de Economia Política (SEP) entende que esse é um assunto central no atual momento de crise internacional; assim, o ENEP, ao desvelar as discussões acadêmicas da Economia Política, possibilita à SEP constituir um posicionamento claro sobre a conjuntura política e econômica de um determinado período histórico.
O que é a SEP
A Sociedade Brasileira de Economia Política (SEP), promotora do encontro, foi criada em junho de 1996, durante o I Encontro Nacional de Economia Clássica e Política, na Universidade Federal Fluminense, em Niterói (RJ). Seu objetivo é garantir um espaço ampliado de discussão a todas as correntes teóricas e áreas de trabalho que entendam a economia como uma ciência essencialmente social e que, por isso mesmo, tenham na crítica ao mainstream da economia seu elemento comum e articulador das atividades acadêmicas e políticas.
O IELA e a UFSC
Amparado em um conjunto de ações como organização de seminários, encontros nacionais e internacionais, cursos, palestras e intensa produção de material bibliográfico, o IELA contribui de forma fundamental para o debate sobre a problemática latino-americana no contexto da UFSC e de outras universidades brasileiras.
Mais informações: www.sepcongresso.blogspot.com.br.
Claudio Borrelli / Revisor de Textos da Agecom / Diretoria-Geral de Comunicação/ UFSC