Projeto do Setor de Comunicação do CED espalha filosofia no Centro
Espaços de aprendizado, como escolas e universidades, possuem o desafio de não limitar o conhecimento às salas de aula, uma vez que as pessoas que passam por elas precisam da cultura incorporada ao seu cotidiano. Uma iniciativa recente do Centro de Ciências da Educação (CED), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), busca ampliar a reflexão entre seus frequentadores; para isso, tentará instigar discussões filosóficas utilizando seu espaço físico, mesmo em ambientes inusitados.
Trata-se do projeto “CED Filosófico/Banheiros que (in)formam”, desenvolvido pelo Setor de Comunicação do Centro, que pretende expor textos breves (poesias, epígrafes, perguntas, informes etc.) em diversas partes do Centro. Seu foco está no fortalecimento de um ambiente socioeducacional, voltado principalmente a alunos que têm sua formação direcionada para o campo da informação (Arquivologia e Biblioteconomia) e para a docência em educação infantil, ensinos fundamental, médio, superior e pós-graduação. Ainda assim, todos os que frequentam o Centro provavelmente entrarão em contato com os materiais expostos.
O desejo de que tudo já estivesse pelas paredes do Centro existe desde meados deste semestre; porém, o Projeto encontrou alguns empecilhos relacionados à aquisição de material na Universidade. Superadas as dificuldades, uma versão inicial deverá ser colocada em prática durante os meses de dezembro e janeiro de 2014. Os primeiros ambientes escolhidos são os banheiros, elevadores, cozinhas e vestiários utilizados pela equipe de limpeza – a tendência é de que haja uma expansão para todo o Centro.
Como o Projeto encontra-se em desenvolvimento contínuo, mesmo com uma primeira versão preparada, o Setor de Comunicação do CED continua analisando materiais que possam vir a ser utilizados. Sugestões são aceitas pelo e-mail comunicacao.ced@contato.ufsc.br, e os textos enviados serão avaliados pelos coordenadores do Projeto, juntamente com a Direção e Coordenação de Apoio Administrativo; os rumos do trabalho poderão ser reorientados.
História do Projeto
A UFSC não é a primeira na busca por um ambiente socioeducacional que beneficie e agrade seus frequentadores. Anteriormente, trabalhos semelhantes ao CED Filosófico foram realizados na cidade italiana de Corigiano D’Otranto e na Escola de Educação Básica Lauro Müller, uma das criadoras da Comissão de Educação do Fórum do Maciço no Morro da Cruz.
O Projeto chegou à Universidade como parte de uma nova política de comunicação do CED, e, para sua implantação, as experiências exteriores serviram apenas como inspiração. Sem buscar detalhes ou prender-se a ideias distantes, foi formulada uma proposta nova e adequada ao ambiente em que será aplicada; por isso, a organização arrisca considerar o Projeto com autoria, já que possui particularidades – mesmo sendo inspirado em outras iniciativas.
Há, obviamente, semelhanças entre os três trabalhos, e um exemplo é o envolvimento de um filósofo no seu desenvolvimento: na Itália, a prefeita Ada Fiore era formada em Filosofia e colocou em prática uma série de medidas para trazer a reflexão filosófica para o cotidiano dos habitantes de Corigiano D’Otranto, incluindo, por exemplo, a criação do cargo de filósofo municipal.
No CED, a direção reconheceu a importância de um trabalho cooperativo para propor e apoiar novas ideias, e o estímulo à manutenção de um ambiente educativo saudável também foi avaliado. Parte disso deve-se ao apoio do diretor de centro Nestor Manoel Habkost, que atua como professor nas áreas de Filosofia e Educação, e do vice-diretor, Juares da Silva Thiesen, do campo da Pedagogia e dos Estudos do Currículo.
Organizadoras do CED filosófico visitaram a EEB Lauro Müller, como parte de atividades político-pedagógicas exercidas em outro momento de sua carreira, conhecendo de perto as transformações no ambiente escolar, não apenas no ambiente físico, como também no clima pedagógico que se havia criado. Em uma das visitas, a diretora, orgulhosa, mostrou poesias pintadas nos banheiros, dizendo: “Nesta escola, até os banheiros educam”.
Esses três projetos parecem dizer que boas iniciativas podem fertilizar – em via de mão dupla –escola, cidade e universidade.
Matheus Alves / Estágiario de Jornalismo na Agecom / UFSC
matheusalvesdealmeida@gmail.com
Claudio Borrelli / Revisor de Textos da Agecom / UFSC
claudio.borrelli@ufsc.br