Resultados do projeto de gerenciamento de lodos serão apresentados em dezembro
Será realizada no dia 9 de dezembro, às 9h, a reunião final do projeto “Estudos sobre Gerenciamento de Lodos Produzidos na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Insular da Casan”. O evento será no auditório da Superintendência Regional da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) – Rua XV de novembro, 230, bairro Estreito, Florianópolis . O objetivo é apresentar os resultados e conta com a participação da comunidade acadêmica.
O projeto integra temas de pesquisas para auxiliar a Casan na tomada de decisão para o gerenciamento do lodo produzido na ETE Insular em Florianópolis. O projeto é uma iniciativa entre os departamentos de Engenharia Sanitária e Ambiental e de Engenharia Rural da Universidade Federal de Santa Catarina, a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e a Casan. Pela universidade, o coordenador é o professor Paulo Belli Filho, do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSC. Trata-se de uma rede de quatro subprojetos:
– Estudo de alternativas para minimização da produção de lodo em sistemas de lodos ativados;
– Digestão anaeróbia de lodo adensado da ETE/ISULAR CASAN;
– Avaliação da eficiência do processo de compostagem com aeração natural no tratamento do lodo de ETE’s para fins de higienização e uso como insumo agrícola;
– Reaproveitamento de lodo de ETE em coberturas alternativas de aterro sanitário e como material de construção de tubos de concreto.
Mais informações:
Prof. Paulo Belli Filho (paulo.belli@ufsc.br)