UFSC na mídia: pesquisadores publicam artigo sobre florestas marinhas e perigos da emergência climática
O professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Paulo Horta e a doutora em Ecologia Marina Sissini publicaram, nesta segunda-feira, 17 de novembro, um texto no jornal Valor Econômico sobre os perigos da emergência climática e propostas que visam proteger o meio-ambiente. O artigo cita o lançamento do Pacote Azul, uma iniciativa desenvolvida em resposta às ameaças ambientais com o objetivo de fornecer apoio à Agenda de 2030.
O texto apresenta uma análise sobre a situação das florestas marinhas na região amazônica, alertando para a necessidade urgente de ação. Os autores destacam que as florestas de algas e outras comunidades marinhas tropicais estão à beira do colapso devido a impactos climáticos e degradação ambiental. Estimativas científicas apontam para a perda da capacidade dos ecossistemas de absorver e armazenar carbono, o que agrava a crise climática global.
Também é citado o programa Florestas Marinhas para Sempre, proposta apresentada para o governo brasileiro e defendida durante a primeira semana da COP30, a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, em Belém.
Leia a matéria completa no site do Valor Econômico.
























