Vestibular Unificado UFSC/IFSC/IFC 2026 recebe pedidos de isenção de taxa até 26 de setembro

04/09/2025 18:33

As inscrições para o Vestibular Unificado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e o Instituto Federal Catarinense (IFC) estão abertas desde quinta-feira, 4 de setembro, no site oficial: vestibularunificado2026.ufsc.br. Nesse dia, também foi lançado o edital com as regras do concurso.

O prazo de inscrição se encerra em 8 de outubro. As provas serão aplicadas presencialmente em 6 e 7 de dezembro. O valor da taxa é de R$ 192,00. Pedidos de isenção devem ser requeridos até 26 de setembro, conforme regras do edital, que está disponibilizado no site oficial.

A Comissão Permanente do Vestibular (Coperve/UFSC)  informa que serão ofertadas 6.712 vagas disponíveis em mais de 200 cursos, correspondentes a 70% das vagas dos cursos de Graduação da UFSC e a 50% das vagas do IFSC e do IFC. Ao se inscrever, o candidato deverá optar pela instituição de interesse (UFSC, IFSC ou IFC) e por um dos cursos de Graduação oferecidos. O quadro geral de cursos e vagas, além do conteúdo do programa de disciplinas e maiores detalhes estão disponíveis no site oficial.

A Coperve/UFSC disponibiliza o telefone do plantão (48) 37219951, das 9h às 17h, e o e-mail coperve@coperve.ufsc.br para esclarecer dúvidas dos candidatos.

Novo curso de Graduação da UFSC

Uma das novidades desse vestibular será o lançamento de um novo curso em Ciências de Dados. Serão ofertadas 40 vagas por ano, em período integral, nos turnos vespertino e noturno, em Florianópolis. O curso terá duração de cinco semestres, totalizando 2.100 horas de carga horária. A turma terá início no primeiro semestre de 2026. 

O objetivo é formar profissionais aptos a projetar, desenvolver e implementar soluções baseadas em dados e inteligência artificial em diferentes contextos sociais e produtivos, explica o professor Moisés Lima Dutra, presidente da Comissão de Implementação do Curso de Ciência de Dados na UFSC.

Saiba mais sobre o Curso de Ciência de Dados da UFSC

Outros processos seletivos

Além dos cursos do Vestibular Unificado UFSC/IFSC/IFC 2026, serão lançados outros processos seletivos pela Coperve/UFSC:

  • Educação do Campo UFSC e Pedagogia – Ênfase em Educação do Campo IFC

A partida da próxima quinta-feira, também estarão abertas as inscrições para o Vestibular Educação do Campo UFSC/IFC 2026 para o curso de Graduação de Licenciatura em Educação do Campo da UFSC – área de Ciências da Natureza e Matemática, e para o curso de Graduação em Pedagogia – Ênfase em Educação do Campo do IFC (Abelardo Luz), ambos na modalidade presencial. As inscrições ocorrem no mesmo período e devem ser feitas diretamente no site oficial: educacaodocampo2026.ufsc.br. As inscrições são gratuitas e a prova será aplicada em 2 de novembro, em José Boiteux e Abelardo Luz.

  • Letras – Libras e Pedagogia Bilíngue 

Também serão ofertadas vagas para os cursos de Letras-Libras (Licenciatura e Bacharelado) na UFSC – Florianópolis e Pedagogia Bilíngue Libras-Português (Licenciatura) no IFSC – Palhoça. A inscrição deve ser feita pelo site oficial: vestibularlibras2026.ufsc.br. O valor da taxa de inscrição é de R$ 115,00 e a prova será aplicada em 2 de novembro, em Florianópolis (UFSC) e Palhoça (IFSC).

  • Processo Seletivo Vagas Suplementares Indígenas, Quilombolas, PCD e Pessoas Trans

O edital completo com as vagas suplementares destinadas a estudantes indígenas, quilombolas, PCDs e pessoas trans está previsto para ser lançado com abertura de inscrições em 12 de setembro, pelo site oficial: suplementares2026.ufsc.br. A prova ocorrerá em 2 de novembro e as inscrições são gratuitas.

Tags: Comissão Permanente do Vestibular (Coperve)Coperve/UFSCestudantegraduaçãoIFCIFSCingressoUFSCUnificadoUniversidade Federal de Santa CatarinaVestibularVestibular Unificado UFSC/IFSC/IFC 2026