Representantes da UFSC recebem secretário da Pesca na busca por parcerias na Maricultura

Representantes da UFSC recebem o secretário de Aquicultura e Pesca de Santa Catarina, Tiago Bolan Frigo, na Reitoria. Fotos: SECOM
O chefe de Gabinete da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Bernardo Meyer, recebeu nesta sexta-feira, 26 de setembro, o secretário de Aquicultura e Pesca de Santa Catarina, Tiago Bolan Frigo. O encontro ocorreu na sala de reuniões do Gabinete da Reitoria e contou com a presença de representantes da UFSC: o assessor do Gabinete, Alexandre Verzani, o administrador Carlos Carubelli; a diretora do Centro de Ciências Agrárias (CCA), Marlene Grade; os professores Walter Quadros Seifert, do Laboratório de Camarões Marinhos (LCM), e Claudio Manoel Rodrigues de Melo, do Laboratório de Moluscos Marinhos (LMM); Andréa Cristina Trierweiller, secretária de Planejamento e Orçamento (Seplan); e Luiz Victor Pittella Siqueira, superintendente de Orçamento.
A reunião teve como objetivo articular parcerias entre a secretaria estadual e o CCA para viabilizar investimentos em novas tecnologias aquícolas e assegurar a manutenção da cadeia de moluscos marinhos. Diante do cenário de restrição orçamentária, a Estação de Maricultura Elpídio Beltrame (EMEB), localizada na Barra da Lagoa, busca parceiros para o financiamento parcial de suas atividades. O LMM responde por mais de 90% das sementes de ostra consumidas pelos maricultores catarinenses, sendo a sua produção integralmente financiada pela venda dessas sementes e por recursos da UFSC, o que torna imprescindível a entrada de novos apoiadores para manter o laboratório economicamente viável. Sem contrapartidas adicionais, há risco de prejuízo às atividades do LMM, com impactos sobre toda a cadeia da maricultura no estado.
A visita do secretário estadual à UFSC, solicitada pelo CCA, buscou consolidar o apoio do Governo de Santa Catarina às atividades da EMEB. A UFSC é estratégica para o estado e está entre as poucas universidades brasileiras que fornecem sementes de ostra, sustentando um elo essencial da cadeia produtiva. Santa Catarina é referência nacional em maricultura, e o trabalho desenvolvido na universidade é decisivo para manter a competitividade do setor.
Durante o encontro, o secretário demonstrou grande receptividade e foram definidos encaminhamentos para fortalecer e financiar as atividades do laboratório. Entre eles, destaca-se a articulação com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), para captação de recursos destinados à maricultura; o apoio a estudos estratégicos, com ênfase no desenvolvimento do ouriço-do-mar e na criação de um núcleo de produção dessa iguaria de alto valor agregado, como forma de diversificar a maricultura catarinense; e a aproximação com o setor privado, especialmente bares e restaurantes, a fim de compartilhar responsabilidades de financiamento. A proposta é que segmentos com maior margem na comercialização dos produtos contribuam para a sustentabilidade da pesquisa e da produção.
Em síntese, a visita gerou encaminhamentos concretos voltados a assegurar o apoio financeiro necessário à continuidade e à expansão dos estudos em maricultura na UFSC, preservando a excelência e a competitividade de Santa Catarina no cenário nacional. Novas reuniões darão sequência às pautas estabelecidas.
Rosiani Bion de Almeida | SECOM
imprensa.gr@contato.ufsc.br