Pesquisa da UFSC mostra como biblioteca impacta positivamente na qualidade das pesquisas universitárias

25/09/2025 12:19

O artigo aborda os desafios e a importância do apoio a usuários em pesquisas em bases científicas. Imagem: reprodução/Ibict

Os servidores Gisele Rosa de Oliveira, Adriana Stefani Cativelli e Antonio Carlos Picalho, da Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (BU/UFSC), transformaram em pesquisa científica a sua experiência cotidiana de orientação aos usuários da BU, mostrando como a biblioteca pode impactar positivamente na qualidade das pesquisas desenvolvidas pela comunidade acadêmica. O artigo, que discute a relevância e os desafios envolvidos no apoio à sociedade universitária durante a busca por dados acadêmicos em bases científicas, foi publicado na Revista Ciência da Informação, do Setor de Editoração Científica, Publicações Seriadas (SEDIT), do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).

A pesquisa investiga a organização dos serviços de orientação, destacando práticas bem-sucedidas e as principais necessidades dos pesquisadores no uso de bases de dados científicas. Além disso, analisa as competências dos profissionais envolvidos, os métodos aplicados e o impacto da orientação e da mediação personalizada na qualidade da produção científica. O Ibict reconheceu a produção da UFSC como “uma referência importante para a estruturação de serviços semelhantes em outras instituições” e recomendou que “pesquisadores e a sociedade reflitam sobre a implementação das ideias apresentadas no estudo, transformando-as em ações concretas voltadas ao fortalecimento da pesquisa científica”.

Conforme a editora-assistente da SEDIT/Ibict, Júlia Rodrigues, o artigo, nomeado Caracterização do serviço de orientação para pesquisa em bases de dados científicas, reflete a importância da Ciência da Informação na formação acadêmica e na produção científica, ao abordar um serviço de orientação em bases de dados científicas, contribuindo significativamente para o entendimento das dinâmicas de uso das bases de dados e para a criação de modelos mais eficazes de disseminação do conhecimento acadêmico.

Júlia ainda destaca que o artigo demonstra como, por meio do atendimento personalizado, os usuários desenvolvem habilidades informacionais, aprendem a recuperar informações com mais eficiência e se tornam mais autônomos na condução de suas pesquisas. “O investimento em serviços especializados de informação representa mais do que uma estratégia de suporte à pesquisa, é um compromisso com a promoção da excelência acadêmica e com a produção de conhecimento relevante para a sociedade”, afirma.

A pesquisa desenvolvida pela BU/UFSC pode ser acessada na íntegra pelo site da SEDIT/Ibict.

 

Tags: ArtigoBiblioteca Universitária (BU/UFSC)Ciência da Informaçãodo Setor de Editoração CientíficaInstituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)pesquisaPublicações Seriadas (SEDIT)Revista Ciência da InformaçãoUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina