Em reunião com a Apufsc, UFSC esclarece andamento da licitação do plano de saúde

Vilmar Michareff, pró-reitor de Administração (esq.), Bernardo Meyer, chefe de Gabinete, participaram de reunião com a Apufsc representando a Reitoria da UFSC. Foto: Nathan Balthazar/Apufsc
A Associação dos Professores da Universidade Federal de Santa Catarina (Apufsc-Sindical) realizou, no último dia 11 de setembro, uma reunião ampliada da Diretoria para discutir o processo de licitação do plano de saúde dos servidores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Durante o encontro, a Administração Central da instituição prestou esclarecimentos, participou das discussões e garantiu que os serviços prestados aos beneficiários do atual plano de saúde não correm risco de interrupção. O contrato vigente entre a UFSC e a Unimed, que abrange quase 14.200 vidas entre docentes e técnicos, está previsto para encerrar em 1º de dezembro.
Representando a Reitoria da UFSC, estiveram presentes Bernardo Meyer, chefe de Gabinete; Vilmar Michereff Junior, pró-reitor de Administração; e Alexandre Verzani, assessor de Gabinete. Bernardo Meyer assegurou que “não haverá descontinuidade de serviço de plano de saúde aqui na Universidade Federal de Santa Catarina para os nossos servidores”. Ele reafirmou o compromisso da Administração Central em garantir que “nenhum servidor da UFSC fique sem serviço de plano de saúde” e destacou o empenho em encontrar uma solução. Além disso, Meyer comprometeu-se a trabalhar em parceria com a Apufsc para promover uma comunicação mais direta e antecipada sobre o processo.
O pró-reitor Vilmar Michereff explicou os aspectos técnicos do processo licitatório, destacando a complexidade das contratações no setor público. O novo edital apresenta uma ampliação significativa no escopo de cobertura, incluindo não apenas a UFSC, mas também o Instituto Federal Catarinense (IFC), a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e a Advocacia Geral da União (AGU). Com isso, o número de beneficiários potenciais aumenta de aproximadamente 14.000 para mais de 22.500 vidas, o que, segundo Michereff, representa um “ganho de escala bastante significativo”. Sobre as tentativas de licitação, ele informou que a primeira, realizada em 1º de agosto, foi deserta, ou seja, não recebeu propostas. Na segunda tentativa, realizada em 21 de agosto, duas empresas apresentaram propostas: Tempo Med e Vítrea Administradora. No entanto, a Tempo Med foi inabilitada por não atender aos critérios de qualificação econômico-financeira. A Vítrea Administradora encontra-se em fase de recurso, com prazo até 15 de setembro, e a decisão final da UFSC está prevista para o dia 7 de outubro. Apesar disso, a administração já antecipa que a empresa não possui capacidade para atender ao contrato.
Michereff garantiu que o novo contrato não implicará em “nenhuma redução de serviço” nem em limitações quanto à inclusão de dependentes. Contudo, haverá um aumento na coparticipação, que passará de até 20% para até 30% em alguns planos, com o objetivo de reduzir as mensalidades. Ele acrescentou que a pesquisa de mercado para o novo edital indicou valores “bastante parecidos com os valores que a gente pratica hoje”. Além disso, o edital exige maior transparência nos extratos de uso e no detalhamento das funções dos prepostos da empresa contratada, facilitando a fiscalização.
Michereff também destacou que, caso o recurso da Vítrea Administradora demore ou não seja viabilizado, a Administração Central já possui alternativas planejadas para evitar a interrupção do serviço. Entre elas, estão a recondução da licitação ou a realização de uma contratação emergencial, com duração de um ano, tempo considerado suficiente para organizar uma nova licitação de forma mais planejada.
Assista à reunião na íntegra:
Com informações da Apufsc