Com sumô e arte, equipe da UFSC Joinville conquista quatro pódios na Copa Pinhão de Robótica

12/09/2025 16:22

Equipe da UFSC Joinville estreou em duas modalidades na competição. Foto: divulgação

A equipe de robótica Botcem, do Campus de Joinville da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), conquistou quatro pódios na Copa Pinhão de Robótica, realizada de 6 a 8 de setembro na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em Curitiba. Na categoria sumo autônomo, dois robôs da equipe chegaram à final e se enfrentaram, levando ambos os prêmios de 1º e 2º para a UFSC.

No sumô, os robôs de se enfrentam em uma arena circular, e o objetivo é empurrar o adversário para fora da área delimitada. A modalidade autônoma, em que os robôs em disputa são guiados por sensores que captam as informações e respondem por meio da programação, não permite intervenção humana externa durante a batalha. O que exige é uma programação cuidadosa, como explica a equipe. Já no sumô rádio-controlado, uma pessoa pilota o robô com um controle remoto, e a Botcem conquistou o 2º lugar.

Ao todo, 15 integrantes da UFSC participaram da atividade, atuando no desenvolvimento mecânico, elétrico e de programação dos robôs, além das áreas de marketing e administração.

A modalidade robô artístico marcou uma das estreias da equipe e a conquista do 3º lugar, com a apresentação do artbot Banguela. O robô artístico é exposto durante a competição, cujo campeão é decidido por votação popular. Os robôs interagem com o público ou chamam a atenção pela criatividade de sua concepção.

A Botcem participou ainda de outras três modalidades. O combate consiste em destruir ou incapacitar o robô adversário. “Nosso robô de estreia resistiu a uma luta e utilizava uma arma rotativa, capaz de arremessar o oponente para o alto”, contou a equipe, ressaltando o alto custo da modalidade, já que as disputas resultam na destruição de pelo menos uma das máquinas. Na categoria seguidor de linha, o desafio é construir um robô que, por meio de sensores, percorra um circuito seguindo uma linha no chão e vence quem fizer o trajeto no menor tempo. Já no perseguidor de linha, dois robôs percorrem o mesmo circuito simultaneamente. O objetivo não é o tempo, mas sim alcançar o adversário e “caçá-lo” dentro da pista.

A Botcem é uma equipe de competição de robótica Centro Tecnológico (CTJ), da UFSC Joinville, criada em 2011. O nome da equipe remete a robôs (bot) e ao antigo nome do centro (Centro de Engenharias da Mobilidade: CEM). Toda a construção e programação dos robôs, além do marketing, da captação de recursos e do desenvolvimento da identidade visual é de responsabilidade dos membros, permitindo o desenvolvimento de conhecimento em diferentes áreas.

Tags: BotcemCopa PinhãorobóticaUFSCUFSC JoinvilleUniversidade Federal de Santa CatarinaUniversidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)