Ação de extensão da UFSC, com parceiros locais, leva atendimento em saúde a pescadores

Iniciativa ofereceu consultas e exames em várias especialidades, como a oftalmologia. Fotos: Divulgação
Estudantes e professores de vários departamentos do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) participaram, no sábado, 29 de junho, de um mutirão de atendimento à saúde dos pescadores da Grande Florianópolis.
Os atendimentos foram feitos no Conselho Comunitário da Barra da Lagoa. Muitas pessoas aproveitaram a oportunidade e realizaram consultas e exames em dermatologia, oftalmologia, estomatologia (detecção de lesões malignas da boca e dos lábios), análises clínicas em exames de sangue, glicemia capilar e aferição de pressão arterial, além de participarem de ações de educação para saúde.
A iniciativa é resultado de uma parceria da UFSC com a Secretaria Executiva da Aquicultura e Pesca (SAQ) do Estado de Santa Catarina, com apoio da Prefeitura Municipal de Florianópolis e da Federação dos Pescadores do Estado de Santa Catarina (Fepesc). Foi a primeira ação do projeto PeSC-Saúde.
Cerca de 20 pessoas para atendimento
O atendimento aos pescadores envolveu cerca de 20 pessoas entre estudantes dos cursos de Farmácia, Enfermagem, Medicina, Odontologia e docentes dos departamentos de Saúde Pública, Clínica Médica, Cirurgia, Análises Clínicas, Enfermagem e Odontologia, sob a coordenação do professor Fabrício de Souza Neves, diretor do CCS.
Participaram do evento, representando a UFSC, o reitor Irineu Manoel de Souza; a pró-reitora de Extensão, Olga Zigelli Garcia; e o chefe de gabinete da Reitoria, Bernardo Meyer. Também estiveram presentes o secretário de Aquicultura e Pesca de Santa Catarina, Tiago Bolan Frigo, o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, e representantes da Fepesc.