Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas abre seleção para Doutorado

22/12/2023 09:58

O Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas (PPGMCF) do Centro de Ciências Biológicas (CCB) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) abre inscrições para seleção para o curso de Doutorado a partir de 2 de janeiro. A seleção é para ingresso no programa ao longo de 2024 e início de 2025. As inscrições estarão abertas até 31 de outubro, mas os prazos são diferentes para cada uma de quatro seleções que ocorrerão ao longo do período. Ao todo, são oito vagas, distribuídas em diferente linhas de pesquisa.

Serão asseguradas três vagas para Ações Afirmativas, sendo duas para pessoas negras (pretas e pardas) e indígenas, uma vaga para pessoas com deficiência e outros grupos em vulnerabilidade social. Os  candidatos deverão efetivar a inscrição exclusivamente no endereço eletrônico http://capg.sistemas.ufsc.br/inscricao, onde também há a lista de documentos a serem enviados. As inscrições são gratuitas.

O resultado será divulgado em abril de 2024, para candidatos inscritos na primeira seleção; em junho de 2024, para candidatos inscritos na segunda seleção; em setembro de 2024, para candidatos inscritos na terceira seleção, e em novembro de 2024 para candidatos inscritos na quarta seleção. Já o ingresso se dará ao longo de 2024, dependendo a seleção que o candidato participou, até março de 2025 para os selecionados em novembro do ano anterior.

O Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas da UFSC faz parte, como instituição associada plena, de um programa de abrangência nacional. Foi criado por uma equipe de pesquisadores oriundos de programas de pós-graduação de instituições como a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP), o Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O Doutorado em Ciências Fisiológicas tem como objetivo formar doutores com capacidade de ensinar, propor, desenvolver e orientar estudantes na execução de projetos científicos que incorporem abordagens fisiológicas, celulares e moleculares.

Outras informações no edital de seleção e no site do programa.

Tags: CCBCiências Fisiológicasdoutoradoinscriçõespós-graduaçãoprocesso de seleçãoprocesso seletivoPrograma Multicêntrico de Pós-Graduação em Ciências FisiológicasseleçãoUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina