Peça de teatro ‘Ílion ou A Morte de Heitor’ será apresentada no Teatro Carmen Fossari
A Companhia Evoé Teatro, em parceria com o Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Arte, Cultura e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apresenta nesta sexta-feira, 25 de agosto, às 20h, a peça de teatro Ílion ou A Morte de Heitor, a partir da Íliada de Homero. A peça é gratuita, mas deve ser feita uma reserva com antecedência via formulário. O evento ocorre no Teatro Carmen Fossari, na UFSC. O texto, a criação e a interpretação ficam por conta do ator Pablo Fernando.
A Ilíada, originalmente cantada por Homero, versa sobre vida, sobre o homem e as suas batalhas metafóricas e reais, pessoais e coletivas, concretas ou imaginárias. Fala sobre a luta pela sobrevivência e o pouco espaço que nos resta para encontrar o sentido da vida. Neste espetáculo, é visto fragmentos de uma história cantada há quase três mil anos, imagens de uma guerra que durou mais de nove anos e que supostamente teve o seu início num gesto de amor desenfreado.
Nesta Ilíada veremos o Homem em luta com um dos seus grandes dilemas. Sair para territórios hostis em busca do desconhecido do reconhecimento, da fama, das recompensas, das glórias para encontrar a felicidade através de um simulacro de imortalidade ou permanecer entre os seus, em territórios nativos, no conforto do lar, dentro das próprias muralhas que nos definem, limitam e encerram, mas que nos trazem segurança e tranquilidade e principalmente nos aproximam das pessoas amadas.
O autor iniciou os seus estudos no curso profissionalizante da Oficina Permanente de Teatro Universidade Federal de Santa Catarina (1992 – 1994) tendo frequentado, três períodos da licenciatura em Artes Cênicas na Universidade do Estado de Santa Catarina (1993 – 1994). O seu trabalho como professor de teatro começou em 1998 e desde então já ministrou diversos cursos nas áreas de interpretação, corpo, movimento, teoria teatral e teatro de rua para diversas instituições públicas e privadas de formação artística. Está em cartaz em Lisboa com os espetáculos 1808 (ator), A Viuva e o Papagaio (encenador e dramaturgista), Contos da Nossa Infância (encenador e dramaturgista) e O Pirata La Barba e a Ilha do Louco (encenador e autor).
Mais informações no site do DAC.