Núcleo de Neuropsicologia do Hospital Universitário completa dez anos e promove eventos
O Núcleo de Neuropsicologia e Saúde do Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago (HU/UFSC), fundado em 2013 pela neuropsicóloga Rachel Schlindwein e pela médica Rosane Seleme, está completando 10 anos de atuação. Para comemorar os milhares de atendimentos a pacientes internados e ambulatoriais, será realizado o II Congresso Brasileiro de Cognição. O evento ocorre simultaneamente com o VII Congresso Sul Brasileiro de Cognição, a VI Jornada Catarinense de Neuropsicologia e o I Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Psicologia, em Santa Catarina.
Essa relevante jornada de conhecimento científico da área de neuropsicologia ocorre no auditório do HU. As inscrições são on-line e podem ser realizadas até 17 de agosto, neste link. O evento é organizado pelo Núcleo de Neuropsicologia e Saúde do HU e a Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP). Profissionais e residentes do HU participam da programação. Além de celebrar os 10 anos do Núcleo, as jornadas também comemoram o Dia do Psicólogo, celebrado no dia 27 de agosto.
Núcleo de Neuropsicologia do HU-UFSC
O Núcleo visa fomentar conhecimento acadêmico, experimental e de prática clínica no âmbito das neurociências, de modo multidisciplinar. Inclui tanto as áreas básicas (bioquímica, neuroquímica, biologia e genética) quanto as clínicas (neuropsicologia, psicologia, neurologia, neurocirurgia, psiquiatria, neuroimagem, fisioterapia, neuroanatomia, gerontologia/geriatria, otorrinolaringologia, fonoaudiologia, nutrição e enfermagem) na atuação e cooperação entre pesquisadores de diferentes instituições.
A neuropsicóloga e presidente do Núcleo, Rachel Schlindwein, aponta que o HU se destaca nos procedimentos de avaliação neuropsicológica, estimulação/reabilitação cognitiva e psicoeducação pelo Sistema Único de Saúde -SUS, além de diversas pesquisas científicas e projetos de extensão envolvendo profissionais de saúde, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação (residência e strictu sensu). As linhas de pesquisa são: desenvolvimento neuropsicomotor e infância; neuropsicologia (aplicada a doenças neurológicas, como epilepsia, demência, Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), Acidente Vascular Encefálico (AVE), sequelas cognitivas de COVID-19); envelhecimento, psicometria; qualidade de vida; perda auditiva; uso e abuso de substâncias.
Entre os trabalhos publicados pelos membros do Núcleo está um relacionado à pandemia da Covid-19: “Protocolos para tratamento psicológico em pandemias: as demandas em saúde mental produzidas pela COVID-19”, que discute e sugere estudos de desenvolvimento de protocolos para atendimento em saúde mental frente à situação de emergência e crise proporcionada pela COVID-19. O artigo está disponível aqui.
Confira a programação do evento:
Quinta-feira – 24/8: Abertura e minicurso. 13h: Instrumentos de rastreio cognitivo – Roberto Cruz (UFSC)
Sexta-feira – 25/8: 9h: Palestra: Epidemiologia e neurociências – Carla Sasso (UNESC)
10h: Aula Magna online: A atuação da SBP no Brasil – Andreia Schmidt (SBP e USP).
11h Palestra: Crises Psicogênicas não epilépticas: avaliação neuropsicológica e atendimento psicoeducativo – Rachel Schlindwein (SBP e UFSC).
13h30 – 14h30: Palestra: Avaliação Psicológica e cognição – Carolina Bunn Bartilotti (UNISUL)
15h30: Mesa-redonda: Psicopatologia e Doença neurológica – Rafael Frasson (UFSC), Edson Pilotto (UFSC e HRSJ), Rosane Porto Seleme (UFSC)
17h: Mesa-redonda: Experiência de estágio no Núcleo de Neuropsicologia e Saúde do Hospital Universitário – Petra Reuwsaat Paul (psicóloga – UFSC), Zenóbio Ferreira (Psicólogo residente – HU/UFSC), Sophia Berka (Graduanda em Psicologia – UFSC), Mércia Cristina Santos (Graduanda em Medicina – UFSC).
Mais informações na página do HU/UFSC e na página do evento.