Equipe FórmulaCEM da UFSC Joinville é destaque em competição nacional

10/08/2023 10:35

A equipe FórmulaCEM, constituída por estudantes de engenharia do Centro Tecnológico de Joinville da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), conquistou a 9ª colocação na 19ª Competição FórmulaSAE Brasil com a terceira melhor pontuação entre as equipes que representaram a Região Sul do País e a melhor no Estado de Santa Catarina, na categoria de carro a combustão. O evento, que é uma realização da Associação dos Engenheiros da Mobilidade (SAE), no Brasil, aconteceu no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), na cidade de Piracicaba-SP, entre os dias 2 e 6 de agosto.

Foto: Divulgação

Nesta edição participaram estudantes de engenharia de 13 Estados Brasileiros, além do Distrito Federal, e uma equipe estrangeira, do Peru. A competição reuniu 46 equipes, para disputar provas estáticas e dinâmicas, com protótipos de carros a combustão e 17 equipes de carros elétricos. Os estudantes de engenharia são responsáveis pela concepção, execução e validação dos protótipos de carros do tipo FórmulaSAE, além da captação e administração dos recursos, do relacionamento com o mercado, da organização do trabalho e da liderança, que são fatores indispensáveis para o sucesso da equipe.

A equipe FórmulaCEM da UFSC de Joinville participa da Competição, sob a orientação do professor Modesto Hurtado Ferrer, desde 2014, e vem ganhando destaque a cada ano que passa, tanto em provas estáticas quanto nas dinâmicas. Na edição de 2023, além de ficar entre as 10 melhores equipes do Brasil, na nona posição, a equipe conquistou o terceiro lugar na prova de eficiência energética – que avalia o consumo de combustível durante o circuito de 22km da prova de enduro de resistência, e atingiu a quinta melhor posição na prova de business, que avalia o plano de negócio da equipe para a venda dos protótipos em série, diante cenários de mudanças, entre outros resultados.

Para o Eron Moraes Espindola, atual capitão e membro da equipe há 5 anos, o resultado desta competição representa a concretização de um sonho, de muitos anos, de todos aqueles que passaram pela equipe. Esses resultados comprovam a capacidade técnica da equipe para resolver problemas complexos e, principalmente, reafirma o espírito de trabalho e o sentimento de pertencimento pelo projeto de todos os que fazem parte da equipe. Segundo o professor Modesto Ferrer, a competição de 2023 foi um dos desafios mais intensos que ele vivenciou, em todos os que atua como orientador. O comprometimento dos estudantes pelo resultado, aliado à capacidade técnica e resiliência para resolver de forma contundente todas as adversidades, antes e durante a competição, foram fundamentais para o sucesso da equipe, afirma. “O que eu vejo aqui é uma reafirmação de que estamos no caminho certo, na formação dos profissionais que este país precisa”, completa ele.

Foto: Divulgação

Os carros Fórmula SAE surgiram nos Estados Unidos, em 1981. Além do Brasil e dos Estados Unidos, as competições de veículos a combustão são realizadas na Alemanha, Austrália, Áustria, Espanha, Hungria, Inglaterra, Itália e Japão. O Brasil ingressou no circuito em 2004, com o objetivo de fomentar nos estudantes de graduação e pós-graduação de engenharia a especialização técnica em veículos de alto desempenho, de acordo com as regras definidas pela SAE International. As competições de veículos na categoria elétrica são realizadas na Alemanha, Austrália, Inglaterra e Itália, além do Brasil e Estados Unidos.

 

Comunicação Institucional e Eventos / UFSC Joinville

Tags: 19ª Competição FórmulaSAE BrasilAutomobilismocompetiçãoengenhariaFórmulaCEMUFSCUFSC campus Joinville