Instituto promove oficina de pandorgas para comemorar dia mundial da África

18/05/2023 11:57

O Instituto Kadila de Estudos Africanos e das Diásporas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, na próxima semana, o evento Pandorgas pela África, em comemoração ao Dia Mundial da África, celebrado anualmente em 25 de maio.

Na terça-feira, 23 de maio, ocorre uma oficina gratuita de confecção de pipas, das 17h às 19h, no Espaço Cultural Gênero e Diversidades (ECGD), ao lado da Igrejinha da UFSC. As inscrições podem ser feitas pelo formulário eletrônico.

A soltura ocorre na quarta-feira, dia 24, às 12h, em frente à Reitoria. Também haverá exposição de 30 de maio a 16 de junho no hall do Centro de Cultura e Eventos da UFSC. Confira a programação.

O ministrante da oficina é Alejandro Araújo dos Santos. Argentino, descendente de brasileiro e italiana e fundador da Escola Argentina do Barrilete (Pandorga) em 1994. Realizou diversos talleres e oficinas de pandorgas na Argentina, Brasil, Cuba e Uruguai. As inscrições devem ser feitas no formulário.

Em 25 de maio de 1972, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituía o Dia da Mundial da África. A data foi escolhida por conta do encontro ocorrido no mesmo dia, mas em 1963, quando 32 chefes de Estados africanos em reuniram em Adis Abeba, Etiópia, e criaram a Organização da Unidade Africana (OUA), a atual União Africana.

O encontro tinha como pauta discutir e combater a submissão, a colonização e o neocolonialismo. A data tornou-se um momento de reflexão sobre questões raciais que ultrapassam os limites geográficos. A ação Pandorgas pela África conto com o apoio da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) e da Secretaria de Relações Internacionais (Sinter).

Tags: Dia Mundial da ÁfricaInstituto Kadila de Estudos Africanos e das DiásporasPandorgas pela África