UFSC Blumenau tem programação especial para comemorar dia da África
A UFSC Blumenau promove, nos dias 25 e 26 de maio, diversas atividades culturais em comemoração ao dia da África, celebrado na quinta-feira, 25 de maio. A programação (confira aqui) contará com um jogral sobre a África, exibição de um documentário seguido de uma palestra, Intervalo Cultural temático, desfile e atividades de recreação, com músicas e danças. Além disso, o Restaurante Universitário (RU) também incluirá pratos típicos africanos nos dias do evento.
Karine Lopes, agente cultural da UFSC Blumenau, conta que a ideia de realizar o evento partiu dos próprios alunos africanos que estudam no campus. Em abril, eles enviaram uma carta ao Núcleo de Assistência Estudantil (NAE) solicitando apoio institucional para a realização do evento. “O NAE então nos acionou e a Direção do campus prontamente abraçou a ideia, já que trata-se de uma data bem importante para esses estudantes”, conta.
Arlindo Udé Ié, aluno do curso de licenciatura em Matemática conta que essa é uma importante data de reflexão para todos os africanos. “Nos faz lembrar e repensar, não apenas nas comemorações e eventos, mas refletir, sobretudo, sobre as ideias desses líderes e verdadeiros heróis que sofreram golpes e foram assassinados pelos europeus por terem brilhantes ideias para unificar a África. Acredito que eles serão sempre lembrados pelos seus planos e oxalá que esse sonho um dia seja concretizado”, acrescenta Arlindo.
A data é celebrada pois neste dia, em 1963, 32 chefes de estados africanos reuniram-se em Addis Abeba, na Etiópia, com o objetivo de defender e emancipar o continente africano, libertando-o do colonialismo e da apartheid. As atividades serão realizadas no Auditório Professor Fernando Ribeiro Oliveira. Os participantes do evento receberão certificado, validável como horas complementares. As inscrições devem ser feitas aqui.
Serviço de Comunicação UFSC Blumenau