Pós-Graduação em Literatura promove aula inaugural com escritor argentino Carlos Ríos
O Programa de Pós-Graduação em Literatura (PPGLIT) e o Núcleo Juan Carlos Onetti de Estudos Literários Latino-americanos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem a aula inaugural Un candado en la boca, com o escritor e editor argentino Carlos Ríos. O evento será em espanhol e ocorre nesta quinta-feira, 16 de março, às 14h, no Auditório Henrique Fontes do Centro de Comunicação Expressão (CCE), bloco B, térreo, no Campus Universitário Trindade, em Florianópolis. Na sequência, o escritor irá lançar seu livro Caderno de Prypiat, com apresentação de um dos tradutores, Joca Wolff, na Sala Drummond, CCE, bloco B, térreo. Os participantes terão direito a certificado.
O objetivo da conferência é estimular as relações entre diferentes países da América Latina e discutir temas fundamentais de seu contexto social, cultural e político. Além disso, promove a relação entre arte e sociedade, com reflexos nas esferas pedagógicas e de pesquisa, à medida que o trabalho literário e cultural de Carlos Ríos coloca os âmbitos artísticos e sociais em tensão e em conexão.
Carlos Ríos nasceu em Santa Teresita, estado de Buenos Aires. É escritor, editor e professor de História da Arte pela Universidade Nacional de La Plata (UNLP). Atualmente coordena a editora Oficina Perambulante, é membro do conselho editorial da revista Bazar Americano e criador, com Marjolaine David e Francisco Pourtalé, da Unidad Básica de Experimentación Editorial. Há mais de uma década coordena oficinas de leitura, escrita e produção editorial em prisões argentinas e diversos espaços culturais. No ano de 2005, foi declarado visitante distinguido pelo Ayuntamiento de Huejotzingo (México). Publicou mais de vinte livros, entre os quais os romances Manigua, El artista sanitario, Cuaderno de Pripyat, Cielo ácido, Hikikomori argentino e Falsa familia, o ensaio Ecosistema de los libros cartoneros e os livros de poemas Un shock póstumo, La recepción de una forma e Perder la cabeza. Parte de sua obra integra catálogos da França, Espanha, Brasil, Chile, Uruguai e México.