‘Partilha do sensível: poetizando a Universidade’ divulga programação artística em Curitibanos

19/09/2022 08:00

O projeto de extensão A partilha do sensível: poetizando a Universidade, do Campus de Curitibanos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), divulgou sua programação artística e musical até o final do ano. A próxima atividade será a Dança do Ventre, com Fernanda Maciel, na próxima segunda-feira, 26 de setembro, às 13h, no Centro de Educação Profissionalizante de Curitibanos (Cedup). Também haverá apresentações de canto e voz e violão.

Confira a programação completa:

  • 26 de setembro: Dança do Ventre, com Fernanda Maciel, às 13h,  no CEDUP.
  • 10 de outubro: voz e violão, com João Pedro, às 13h, no CBS 01
  • 24 de outubro: voz e violão, com Fran de Souza, no CBS 01
  • 7 de novembro: canto, com Ingridh Elzinga: às 13h, no CEDUP
  • 21 de novembro: voz e violão, com Zé Borges, às 13h, no CBS 01

Neste semestre, o projeto tem como cenário uma colcha de retalhos, de 5 metros de largura, a qual foi construída coletivamente por pessoas da UFSC e do município: “Cada retalho doado revela os afetos de uma história singular e coletiva, e os participantes dessa produção enunciaram palavras que foram dispostas ao longo da colcha de retalho, como um gesto utópico para a invenção de uma nova sociedade, para a qual a Universidade tem um lugar fundamental”, explica o psicanalista Lucas Emmanoel, um dos coordenadores do projeto. Além disso, foi produzido um estandarte com o nome do projeto. A criação do novo cenário contou com a orientação da figurinista e artista popular Elmira Inacio.

A partilha do sensível: poetizando a Universidade completou três anos de atividade na UFSC Curitibanos, em 2022, e objetiva colaborar para a socialização e a formação sensível dos integrantes da UFSC e dos municípios dos seus campi, por meio da arte em suas múltiplas formas. Já foram realizadas 128 postagens artísticas – por meio das redes sociais da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (Secarte) e da UFSC Curitibanos – e 14 apresentações presenciais. No total, 153 artistas já participaram do projeto, e 872 pessoas estiveram presentes nas apresentações presenciais realizadas nos prédios da UFSC Curitibanos.

Desde 2021, o projeto recebe o apoio do Edital Bolsa Cultura da Secarte e tem se expandido para os outros campi da UFSC, por meio da modalidade remota. Informações sobre a participação dos outros campi podem ser conferidas no site do projeto

Tags: A partilha do sensível: poetizando a UniversidadeUFSCUFSC CuritibanosUniversidade Federal de Santa Catarina