Gestão de Irineu e Joana assume mandato na Reitoria em sessão solene

08/07/2022 17:29

Com muitos aplausos, música e uma apresentação cultural e ancestral de estudantes indígenas, o professor Irineu Manoel de Souza e a professora Joana Célia dos Passos participaram da sessão solene de transmissão do cargo de reitor, realizada nesta sexta-feira, 8 de julho, no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Desde segunda-feira, 4 de julho, eles estão à frente da gestão da UFSC, após serem escolhidos em consulta informal à comunidade universitária, referendados pelo Conselho Universitário e nomeados em ato presidencial. O mandato, que tem duração de quatro anos, foi transmitido pelos professores Ubaldo Cesar Balthazar e Cátia Regina Silva de Carvalho Pinto.

O professor Irineu reconheceu os desafios dos últimos anos e os esforços da última gestão diante de problemas que afetaram a vida acadêmica, como a pandemia de covid-19, por exemplo. Ele destacou que, agora, inicia-se um um novo momento, com a comunidade tendo compreendido o sentido do movimento proposto durante a campanha e endossado pelas urnas e pelos conselheiros. Segundo ele, a busca da qualidade do ensino, pesquisa e extensão será somada aos esforços de tornar a instituição “mais humana, inclusiva, preocupada com o seu entorno, sociedade e com o mundo”.

Os princípios e diretrizes construídos junto com a comunidade universitária, em diálogo com estudantes, docentes e técnicos administrativos foram elencados pelo novo reitor, destacando-se o compromisso com a transparência. O reitor lembrou que a UFSC é patrimônio do povo brasileiro, responsável pela formação de quadros técnicos e científicos de relevância para a sociedade. Irineu também manifestou que a instituição seguirá com sua “preocupação acadêmica, humana, política e social” e trabalhando “com toda a responsabilidade, buscando uma gestão humana e alegre”.

A vice-reitora Joana Célia dos Passos, primeira mulher negra a assumir o posto na UFSC em toda a história, ressaltou que, ao tornar-se vice-reitora, não deixa de lembrar da história de tantas mulheres, pontuando também a importância da paridade de gênero na distribuição dos cargos de gestão da UFSC. Joana mencionou a importância da universidade na ação política e na construção da autonomia dos sujeitos, com liberdade de ser e de pensar.

A professora observou, ainda, que a UFSC se constrói como um “lugar de autonomia e da esperança”, destacando que, além de um patrimônio, ela também é um direito. “Nada do que construímos é produto apenas da nossa vontade. Somos a vontade coletiva de mudança”, disse. Para ela, a instituição pode contribuir na promoção do encontro do Brasil com seu destino e sua história. “Não somos o país do futuro, somos o país do presente. É aqui e agora que se travam as lutas”.

A solenidade contou ainda com a apresentação pública da nova equipe nomeada para os cargos de pró-reitores e secretários da gestão 2022-2026, que subiu ao palco sob aplausos. Para o professor decano do Conselho Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina, José Isaac Pilati, esta é a “hora de continuidade com recomeço em todos os relógios e de esperança incontida”. Em seu discurso, ele disse esperar dos novos gestores “postura construtiva, consciência, discernimento e muita sabedoria”.

Desafios relembrados

O professor Ubaldo Cesar Balthazar, que transmitiu o cargo ao novo gestor, disse que não faria uma fala de despedida e nem de prestação de contas, mas de posicionamento em defesa intransigente e enfática da vocação da UFSC para o trabalho e para a ciência. Ele falou sobre os desafios enfrentados pela sua administração, entre eles a pandemia, na qual foi necessário elaborar um modelo de governança que ouviu cada segmento institucional. “É momento de agradecer à comunidade universitária e à nossa equipe: vocês vestiram a camisa da universidade. É preciso continuar fazendo da nossa uma das mais reconhecidas universidades do Brasil e da América Latina”, disse.

Já a professora Cátia Regina Silva de Carvalho Pinto, que ocupava o cargo de vice-reitora, celebrou a nova gestão e também relembrou os desafios assumidos nos últimos anos. “Anos difíceis foram superados com esforço, dedicação e trabalho sério”, completou. “Que o período que começa seja a consolidação do nosso objetivo mais nobre: formar e transformar pessoas e a sociedade”, concluiu.

A nova equipe de gestores da Reitoria

Na solenidade, também discursaram representantes dos estudantes, dos servidores técnico-administrativos e dos professores da UFSC. Em comum, os discursos apontaram para a necessidade de defender e recuperar a instituição. “Temos a oportunidade grande de reabrir pontes”, reforçou o acadêmico Andrey Santiago, do Diretório Central dos Estudantes, endossado também pela presidente da Associação dos Pós-graduandos, Amanda Alexandroni, que disse esperar contar com uma reitoria que defenda a universidade e o seu sentido histórico de produzir crítica.

Em sua fala, o dirigente do Sindicato de Trabalhadores em Educação das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Santa Catarina, Jorge Cordeiro, destacou a importância do trabalhador e dos estudantes para a UFSC, lembrando que a universidade é a “última trincheira na defesa do futuro do país”. Já o professor Carlos Alberto Marques, do Sindicato dos Professores, mencionou os muitos desafios para todos que têm o compromisso com a universidade pública. “É importante conseguirmos o apoio da sociedade ao exercermos e deixarmos mais clara a função da universidade pública”.

Equipe nomeada para o cargo de pró-reitores e secretários da gestão 2022-2026.

Professora Dilceane Carraro

Técnico-administrativo em Educação Helio Rodak de Quadros Junior
Prefeito Universitário

Fotos: Rafaella Whitaker/ Estagiária Agecom