Egresso da UFSC lança livro sobre migrações infantis

09/06/2022 17:01

O egresso do curso de Relações Internacionais da UFSC João Pina lança na próxima quarta-feira, 15 de junho, o romance A jornada de Fahim, uma história sobre migração infantil desacompanhada, coragem, altruísmo, família, travessia por mar e terra, acolhimento em diferentes países, perigos e xenofobia. O evento de lançamento ocorre na Sala Aroeira, no segundo andar do Centro de Cultura e Eventos, às 19h30. Na ocasião, o autor conduzirá um bate-papo sobre as migrações infantis.

A jornada de Fahim conta a história de um garoto de 15 anos que decide emigrar sozinho para a Europa quando descobre que sua irmã foi diagnosticada com um câncer raro. “Este livro está intimamente ligado com o TCC que desenvolvi na UFSC. Trabalho de conclusão este orientado pela professora Karine [de Souza Silva], com quem tive a honra de trabalhar em seus projetos, desenvolvendo atendimento aos imigrantes em Florianópolis”, relata João

Outra experiência que influenciou a escrita da obra foi o intercâmbio que fez na França durante a graduação, em 2018. Na ocasião, foi voluntário em um campo de refugiados, onde conheceu adultos e crianças do Afeganistão. “Fahim é do Afeganistão e parte da história se passa nesse campo de refugiados onde estive”, conta.

Tags: Egressoslançamento de livromigraçõesrelações internacionaisUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina