Conselho Universitário elege listas tríplices para os cargos da Reitoria da UFSC

02/05/2022 14:24

Irineu e Joana comemoram eleição no Conselho Universitário. (Foto: João Eduardo Cardoso Pinheiro/Agecom/UFSC)

O Conselho Universitário (CUn) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realizou nesta segunda-feira, 2 de maio, uma sessão especial para composição da lista tríplice para os cargos de reitor e vice-reitor da Universidade. O Conselho elegeu, para compor a lista ao cargo de reitor, o professor Irineu Manoel de Souza, com 35 votos, a professora Dilceane Carraro (11 votos) e a professora Miriam Furtado Hartung (11 votos). Para o cargo de vice-reitor foram indicados a professora Joana Célia dos Passos, com 37 votos, o professor Jacques Mick (11 votos) e a professora Miriam Pillar Grossi (11 votos). As listas tríplices serão agora enviadas para o Governo Federal, que deverá nomear o novo reitor. Ao todo, 62 conselheiros participaram da sessão.

Logo na abertura da sessão, na Sala dos Conselhos, houve a solicitação de um dos conselheiros para que a reunião do CUn fosse realizada no Auditório da Reitoria e permitisse a participação de público. O pedido foi submetido à plenária e aprovado por 28 votos a 22. A reunião foi transferida para o Auditório, possibilitando a presença de aproximadamente mais cem pessoas. Este público, formado majoritariamente por estudantes, promoveu manifestações antes e durante a reunião.

Antes de passar a palavra à Comissão Especial designada para conduzir a formação das listas tríplices, o reitor Ubaldo Cesar Balthazar dirigiu algumas palavras aos presentes e a todos que acompanhavam a sessão. “Hoje, como fazemos há quatro décadas, estamos reunidos em sessão especial para exercer o nosso direito de votar e eleger quem comandará a nossa instituição nos próximos quatro anos.”

Ubaldo Cesar Balthazar presidiu a sessão especial. (Foto: João Eduardo Cardoso Pinheiro/Agecom/UFSC)

O reitor lembrou que a UFSC completará 62 anos de implantação em dezembro e que durante esse período o Conselho Universitário elegeu 11 das 14 gestões que administraram a Universidade. “É um momento de enorme responsabilidade e temos certeza que cada um tem a exata noção do seu papel”, afirmou Ubaldo, destacando que foram adotados todos os procedimentos necessários, observados os cuidados e cumpridas todas as rotinas para a eleição. “Tenho convicção que no final do processo teremos concluído mais uma etapa no sentido de preservar nossas ações, consolidar nossa autonomia e dar um exemplo para a sociedade de como a democracia é exercida, com sabedoria e respeito”, disse o reitor.

A Comissão Especial assumiu os trabalhos da sessão e promoveu a votação, após passar instruções e reafirmar as regras da eleição. O presidente da Comissão, professor Fabrício de Souza Neves, disse esperar que a votação ocorresse com respeito mútuo e sem constrangimentos.

O primeiro a votar foi o reitor Ubaldo Cesar Balthazar, seguido da vice-reitora Cátia Regina de Carvalho Pinto. A seguir, votaram os demais conselheiros, que podiam indicar apenas um nome para os cargos de reitor(a) e um nome para o cargo de vice-reitor(a). Houve manifestação da plateia quando foi chamado para votar o professor Irineu Manoel de Souza, o mais votado para o cargo de reitor na consulta informal à comunidade universitária promovida pelas entidades representativas das categorias da Universidade. “Intervenção é coisa do passado; reitor eleito é reitor empossado”, gritaram os estudantes.

Apuração

Comissão Especial realiza a apuração dos votos. (Foto: João Eduardo Cardoso Pinheiro/Agecom/UFSC)

Depois de todos os conselheiros presentes à sessão terem votado, foi iniciada a apuração dos votos, começando pelo cargo de vice-reitor. A professora Joana teve 37 votos (60%), o professor Jacques e a professora Miriam Grossi tiveram 11 votos cada, e o professor Rafael Ary teve um voto. Houve dois votos nulos.

Na apuração dos votos para o cargo de reitor, o professor Irineu teve 35 votos, as professoras Dilceane Carraro e Miriam Hartung tiveram 11 votos cada, o professor Luiz Felipe Ferreira teve três votos, e houve dois votos nulos.

O resultado final foi muito comemorado pela plateia e aplaudido pela maioria dos conselheiros presentes. “Hoje tivemos uma aula de democracia aqui”, disse o reitor Ubaldo Cesar Balthazar.

Antes de encerrar a sessão, o reitor passou a palavra aos candidatos mais votados nas listas tríplices. O professor Irineu agradeceu a todos os servidores técnico-administrativos, docentes e estudantes que participaram do processo democrático, e que lhe garantiram uma “votação expressiva considerando o projeto de universidade que foi defendido, construído coletivamente por grande parte da comunidade universitária. Vamos aguardar agora os próximos passos e temos certeza de que tudo será resolvido, tudo será ratificado, de acordo com a autonomia universitária, de acordo com a legislação vigente, sem nenhum atropelo. Com certeza faremos uma gestão preocupada com a inclusão, preocupada com a democracia, com a autonomia universitária. Uma gestão também preocupada com a sociedade. Temos certeza que será uma gestão diferenciada e histórica na Universidade Federal de Santa Catarina”.

A professora Joana agradeceu a cada um dos conselheiros e conselheiras, “que fizeram valer a democracia. A UFSC hoje mais uma vez diz não ao autoritarismo, diz não às imposições antidemocráticas. A UFSC é maior que todos nós, é maior que os fragmentos que tentam nos fazer, é maior que as críticas que temos recebido. Com o professor Irineu, nesta gestão vamos ter sempre, não tenham dúvida, a defesa da UFSC como um lugar capaz de acolher as diferenças, capaz de acolher a diversidade de pensamentos, mas também muito reta naquilo que tem a ver com os princípios da democracia”.

Confira o calendário eleitoral aprovado pelo CUn:

  • 27 de abril, até as 12h – Inscrições de candidatos
  • 27 de abril, até 18h – Prazo para impugnações de candidaturas
  • 28 de abril, 12h – Acesso aos autos e manifestação de candidatos impugnados
  • 28 de abril, 18h – Decisão da Comissão Especial sobre impugnações
  • 29 de abril, 18h – Homologação das candidaturas
  • 2 de maio – Eleição no CUn
  • 3 de maio – Envio da lista tríplice para o MEC

 

Luís Carlos Ferrari / Agecom / UFSC
Fotos: Mayra Cajueiro Warren e João Eduardo Cardoso Pinheiro / Agecom / UFSC

Tags: conselho universitárioEleições reitoriaIrineuIrineu Manoel de SouzaJoana Célia dos PassosUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina