UFSC se destaca em três áreas do conhecimento no ‘QS World University Rankings by Subject’

07/04/2022 08:39

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) destacou-se na 12ª edição do QS World University Rankings by Subject, divulgado pela QS Quacquarelli Symonds nesta última semana. A análise comparativa independente avaliou o desempenho de 1.543 instituições, em relação a 51 cursos das cinco grandes áreas do conhecimento: Artes e humanidades; Engenharia e tecnologia; Ciências da vida e medicina; Ciências naturais; e Ciências sociais e gestão.

Nesta edição, a UFSC foi classificada em três das cinco áreas: Engenharia e tecnologia; Artes e humanidades; e Ciências da vida e medicina. De acordo com o levantamento, Engenharia e tecnologia é o campo mais forte da instituição, na classificação 401-450, com uma pontuação global de 64,0.

Ainda conforme o ranking, a UFSC foi ranqueada como uma das melhores universidades do mundo para o estudo de 13 cursos. O melhor desempenho da Universidade foi em Arquitetura/Ambiente Construído; Engenharia Mecânica, Aeronáutica e de Manufatura; e Agricultura e Silvicultura. Os três cursos ficaram no intervalo 201-250 entre os mais bem classificados no mundo.

A Quacquarelli Symonds publica anualmente o resultado de diversos rankings universitários que avaliam as instituições de ensino superior. A metodologia leva em consideração os critérios de Reputação acadêmica, Reputação por parte do empregador, Citações de pesquisa por artigo, Produtividade e impacto das publicações.

Na quesito Reputação acadêmica, o melhor desempenho da UFSC é em Engenharia Mecânica, Aeronáutica e Manufatura, com 63,5 pontos. Na Reputação por parte do empregador, destacam-se Ciência da Computação e Sistemas de Informação, com 55,1 pontos. Em Citações de pesquisa por artigo, Agricultura e Silvicultura é o curso que a UFSC obteve a pontuação mais alta: 83,8. Em relação à Produtividade e impacto das publicações, a UFSC recebeu uma pontuação de 80,8 para Estudos de Negócios & Gestão – é o curso com a pontuação mais alta para este indicador.

Com 268 programas de 32 instituições classificados no ranking de cursos deste ano, o Brasil é o 15º país mais representado no mundo. Em termos de programas listados entre os 100 melhores, o país ocupa a 21ª posição global, com base em 51 programas em sete instituições.

Para mais informações, acesse:
https://www.topuniversities.com/subject-rankings/2022
https://www.topuniversities.com/subject-rankings/methodology

Texto: Secretaria de Relações Internacionais

Tags: QS World University Rankings by SubjectSinterUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina