Recepção e Acolhimento: Universidade recebe presencialmente comunidade acadêmica com eventos de boas-vindas

19/04/2022 19:11

Reitor Ubaldo Cesar Balthazar discursa à comunidade universitária durante evento de recepção. (Foto: Maykon Oliveira / Agecom / UFSC)

A Administração Central da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promoveu, nesta segunda-feira, 18 de abril, o evento UFSC Te Acolhe, no Hall da Reitoria, onde ocorreram homenagens, apresentação musical e falas do reitor Ubaldo Cesar Balthazar e padre Vilson Groh. O evento foi o primeiro de uma série de atividades planejadas para a semana de Recepção e Acolhimento da comunidade universitária no retorno às aulas presenciais.

O UFSC Te Acolhe foi iniciado com a apresentação musical da cantora Isabela Fialho, e diversas falas marcaram a solenidade de retomada do ensino presencial. O Pe. Vilson Groh, cujo Instituto promove inclusão social na comunidade Monte Serrat, fez um discurso sobre esse recomeço da Universidade. Destacou, em sua fala, as histórias de sucesso promovidas com a democratização do acesso ao ensino superior e falou sobre o momento da pandemia e seus impactos nas comunidades carentes. Deu também destaque ao projeto Orgânico Solidário, promovido em parceria com a UFSC, e que também promoveu um evento nesta segunda-feira, no Centro de Ciências da Educação (CED).

Após a fala do padre Vilson, o reitor Ubaldo Cesar Balthazar falou aos presentes, com um discurso marcado pelas boas-vindas e agradecimentos aos membros da comunidade acadêmica.

“Agradecer a cada um dos membros dessa imensa comunidade chamada UFSC que, mesmo de suas casas, não deixaram um minuto sequer de ‘estar’ aqui.  Trabalhando, estudando, ensinando e aprendendo, comunicando e esclarecendo, orientando, informando, para buscarmos as melhores atitudes. E especialmente, quero que se sintam acolhidos, todas e todos que hoje retornamos ao convívio presencial. Foi um longo e exaustivo caminho até aqui”, ressaltou.

Ubaldo falou das dificuldades e desafios em estar à frente da Reitoria nos últimos dois anos. “Foi de fato muito difícil gerir a pandemia sem cometer algum erro, sem descontentar em algum momento, sem criar dúvidas ou incertezas. Contudo podem estar certos que fomos o tempo todo movidos por uma premissa: cuidar da vida, preservar a saúde, não deixar de fora ninguém”, discursou.

O UFSC Te Acolhe foi encerrado com uma salva de palmas em homenagem aos mais de 660 mil mortos pela Covid-19, e aos profissionais de saúde do Hospital Universitário e trabalhadores da Secretaria de Segurança Institucional que trabalharam presencialmente durante toda a pandemia na Universidade. Após as palmas, a cantora Isabela Fialho apresentou a canção “Nunca pare de sonhar”, de Gonzaguinha.

No início do evento, o biólogo Allisson Jhonatan Gomes Castro, da Coordenadoria de Gestão Ambiental (CGA), alertou sobre a atual epidemia de dengue em Santa Catarina, e ressaltou o aumento de casos no Estado e a importância de eliminar água parada limpa ou suja em recipientes para o mosquito não se desenvolver. Ele informou que a CGA tem feito visitas aos setores, orientando sobre as ações que evitam a proliferação do mosquito Aedes aegypti. A CGA mantém o site evitedengue.ufsc.br e recebe solicitações e denúncias pelo e-mail evitedengue@contato.ufsc.br.

O evento também contou com uma fala da coordenadora do Comando de Greve dos Técnicos-Administrativos em Educação, Camila Ferreira. Ela falou das pautas da greve e convidou à mobilização.

Aula magna

A Pró-Reitoria de Graduação, e o Programa Institucional de Apoio Pedagógico aos Estudantes (Piape), promoveram a aula magna “Desafios Contemporâneos no Ensino Superior”, com a poetisa, filósofa, psicóloga, psicanalista e especialista em elaboração e implementação de políticas públicas Viviane Mosé. Confira abaixo o evento na íntegra:

Programação de Recepção continua até quarta-feira

Nesta terça-feira, 19 de abril, ocorre a palestra “A transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta”, com a professora Francilene Garcia, (UFPB) – (com transmissão ao vivo)

A professora Francilene Procópio Garcia tem uma grande trajetória na gestão de políticas públicas em ciência e tecnologia. É mestra em ciências da computação e doutora em engenharia elétrica, ambos pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Além disso, foi secretária executiva de Ciência e Tecnologia pelo estado da Paraíba entre 2011 e 2018, sendo presidente do Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação entre 2015 e 2018.

Atualmente está na secretaria da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). A palestra será on-line, com transmissão ao vivo pelo YouTube.

Na quarta-feira, 20 de abril, a programação inclui, das 9h às 11h, oficinas de instrumentos musicais, oferecidas pelos músicos da Big Band Arapuca de Vento, nas salas do 2º andar do Centro de Cultura e Eventos.

O projeto “Arapuca de Vento, Um Olhar Sobre As Práticas de Big Band – Oficinas Instrumentais” oferece, na UFSC, oficinas de saxofones, flauta transversal, clarinete, trompete, trombone, bateria, percussão, contrabaixo e guitarra.

Os interessados em participar das oficinas oferecidas devem ir às salas do 2° piso do Centro de Eventos da UFSC. Não é necessário realizar inscrições previamente.

Pouco depois, às 12h30, a Big Band Arapuca de Vento promove um show na Praça da Cidadania (em frente ao Centro de Cultura e Eventos).

A Big Band Arapuca de Vento foi formada no início de 2020, em Florianópolis, com o objetivo de tocar o repertório típico das grandes “big bands” brasileiras. Aos poucos, o grupo começou a tocar músicas autorais e a buscar uma mescla musical, trazendo influências da música latina e africana, dois estilos que se destacam pela forte cadência rítmica.

Integram a Big Band Arapuca de Vento importantes nomes do cenário musical catarinense, dentre eles: Mark de Jong (bateria), Alexandre Damaria (percussão), Rafael Calegari (baixo elétrico), Lucas Moretto Martinez (guitarra), Eduardo Farias (trombone), Hermerson Calandrini (trombone), Gabriel Barbalho (trompete), Bruno Passos (trompete), Maycon de Souza (sax alto), Braion Johnny (sax alto/clarinete), Elio Vistel (sax tenor/flauta), Fábio Mello (sax tenor/soprano/flauta) e Felipe Moritz (sax barítono/flauta).

O projeto da banda foi selecionado pelo Edital Aldir Blanc 2021, e está sendo executado com recursos do Governo Federal e da Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense de Cultura.

A programação será finalizada às 15h com a palestra “Saberes Afirmativos no fazer Universitário”, com a professora Alexandra Eliza Vieira Alencar (UFSC), no Centro de Cultura e Eventos (2º andar). Alencar é professora do Departamento de Antropologia da UFSC, é doutora e mestra em Antropologia Social pela UFSC, e é formada em Jornalismo também pela UFSC. Tem experiência na área de produção de vídeos, com ênfase em comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: comunidades negras de Florianópolis, invisibilidade negra e umbanda. É pesquisadora do Núcleo de Identidades e Relações Interétnicas da UFSC (NUER/UFSC), do Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades da UFSC (NIGS/UFSC) e do Instituto de Estudos de Gênero da UFSC (IEG/UFSC).

 

 

Leticia Schlemper/Estagiária de Jornalismo da Agecom/UFSC
Mayra Cajueiro Warren (supervisão)

Fotos: Maykon Oliveira / Agecom / UFSC

 

 

 

Tags: Covid-19eventoreitoriaUFSCUFSC Te Acolhevolta às aulas