Campus da UFSC em Florianópolis terá alteração no trânsito e estacionamentos a partir de segunda-feira, dia 25
A circulação de pedestres, ciclistas e usuários do transporte coletivo será priorizada no Campus Reitor João David Ferreira Lima da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) a partir da próxima segunda-feira, 25 de abril. A data marca o início da circulação da linha UFSC Semidireto, em fase experimental, pela área central do campus, em frente à Praça da Cidadania e ao Centro de Cultura e Eventos. A alteração é parte de uma parceria entre a UFSC e a Secretaria de Mobilidade e Planejamento Urbano de Florianópolis (SMPU/PMF).
O Departamento de Arquitetura e Engenharia (DPAE/UFSC), setor técnico da Universidade, é responsável, de maneira conjunta com a Secretaria Municipal de Mobilidade e Planejamento Urbano (Smartlab/PMF), pelas propostas e diretrizes de adequação no Campus, com apoio da Secretaria de Segurança Institucional (SSI) e do Gabinete da Reitoria.
Segundo o chefe de Gabinete, Aureo Moraes, a mudança valoriza o espaço público coletivo da UFSC. “Invertemos a prioridade do carro individual para o transporte público, e o modal ativo, com pedestres e ciclistas tendo mais acesso ao coração do campus. Reflete a preocupação com a segurança no trajeto e atendimento às demandas da nossa comunidade que usa o transporte coletivo, ou que poderá aderir caso tenhamos melhor estrutura”, ressalta.
O trecho compreende as três entradas do campus, nas ruas Roberto Sampaio Gonzaga, no sentido Trindade, e Eng. Agr. Andrei Cristian Ferreira, tanto no sentido Carvoeira como no sentido Pantanal. A partir desta quinta-feira, dia 21, que é feriado, e durante os dias 22 (ponto facultativo), 23 (sábado), e 24 (domingo), o acesso a esses trechos será restrito, para que a Prefeitura possa efetuar a sinalização horizontal e vertical das vias.
Em todo o local sinalizado no mapa (ver imagem), haverá redução ou eliminação de vagas de estacionamento. Os motoristas que vêm de carro particular para a UFSC devem estacionar nos bolsões de estacionamento localizados nos Centros de Ensino. O maior deles é acessível pela entrada da Carvoeira, próximo ao Colégio de Aplicação, ou pela entrada da Trindade, próximo ao Centro Socioeconômico (CSE).
Além da sinalização horizontal e vertical, incluindo a pintura da área de ciclofaixa, placas de limite de velocidade, demarcação de faixas de pedestres, e a retirada de tendas, a Prefeitura Municipal também oferecerá um novo ponto de ônibus para o UFSC Semidireto, em frente ao CCE. A fase experimental contará ainda com o apoio da Guarda Municipal.
Mudança no embarque
A partir de segunda-feira, o UFSC Semidireto terá o embarque de passageiros ocorrendo exclusivamente em frente ao Centro de Comunicação e Expressão (CCE), não mais no ponto de ônibus ao lado da Biblioteca Universitária. A Guarda Municipal e a SSI estarão nos acessos exclusivos para o transporte coletivo para orientar os motoristas, e direcionar para os estacionamentos adequados. A circulação de pedestres e ciclistas é liberada.
Ciclistas contarão com uma nova estrutura, que será demarcada em toda a extensão sinalizada no mapa. Segundo a Engenheira Civil Carolina Cannella Peña, coordenadora de Planejamento de Espaço Físico do DPAE, a intenção é estimular que a comunidade universitária utilize a nova malha cicloviária que estará disponível, os bicicletários ampliados no Restaurante Universitário e Biblioteca, e em outros espaços, e que assim contribuam para a humanização do campus. “Já incentivamos o uso da bicicleta nos projetos que fazemos aqui no DPAE, com amplos bicicletários, e mais adequados. A infraestrutura deve ser pensada, sempre em primeiro lugar para as pessoas, para o deslocamento ativo. Serão preservadas vagas de estacionamento para cadeirantes e idosos, e esses locais estarão devidamente sinalizados”, esclarece.
Em caso de mau tempo, ou se houver algum impedimento para que a sinalização seja implementada durante os próximos dias, esse cronograma poderá ser alterado, e será amplamente divulgado.
Implantação em fases
A alteração ocorre em três fases. A primeira, considerada uma Fase Experimental, começa no dia 25 de abril e deve durar um mês. De acordo com o DPAE, após o primeiro período de implantação, haverá uma avaliação da UFSC e PMF, para discutir em conjunto o que deu certo e o que precisa ser melhorado. A segunda etapa será de implementação de melhorias elencadas, e a terceira, de consolidação da operação em caso de sucesso da fase experimental.
“Contamos com a colaboração da nossa comunidade pelo respeito a essas mudanças, sempre lembrando que é necessário priorizar o interesse coletivo e público”, pontua Aureo Moraes.
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