Restaurante Universitário inicia venda de passes e reabre nesta segunda-feira com refeições para estudantes de pós-graduação

14/03/2022 10:59

José Marcelo, estudante do Doutorado em Economia, retirou sua caneca e cartão de identificação na manhã desta segunda-feira. (Foto: Agecom/UFSC)

O Restaurante Universitário localizado no campus Reitor João David Ferreira Lima (Trindade) reabre nesta segunda-feira, 14 de março, com refeições prontas, servidas para estudantes de pós-graduação. É a primeira etapa de abertura do RU, que ocorrerá de maneira gradual até chegar à capacidade total em 18 de abril. A partir de 8h30 da manhã já foi possível adquirir os passes, e o almoço será servido a partir de 11h.

A Pró Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) e a Direção do Restaurante Universitário reforçam que serão admitidas no RU apenas pessoas com ciclo vacinal completo, comprovado pro meio do sistema eletrônico. A checagem ocorre no momento da compra do passe e na hora de admitir os estudantes nas catracas. As refeições serão servidas e deverão ser consumidas no espaço interno do RU. Por motivos de segurança alimentar, não será permitido levar restos de comida ou as marmitas fechadas.

>> Confira os protocolos para a reabertura do RU em Florianópolis

Emissão de Cartões

Já é possível que a comunidade solicite o cartão de identificação junto às secretarias dos campi e junto ao Restaurante Universitário da Trindade. Neste momento, o atendimento será exclusivo para alunos da pós-graduação, que já têm calendário de aulas presenciais, e os servidores que estejam em atividade presencial na Universidade. Após solicitação on-line, a retirada poderá ser feita nos guichês em cada campus. A retirada no campus em Florianópolis ocorre na janela ao lado do guichê de venda de passes.

Guichês de venda de passes e retirada de carteirinhas no RU em Florianópolis. (Foto: Agecom/UFSC)

A emissão do cartão para os alunos do Colégio Aplicação (CA) e do Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) está prevista para iniciar em 21 de março. Os alunos dos cursos de Graduação poderão solicitar a emissão dos cartões a partir de 4 de abril.

>> Veja aqui como solicitar seu primeiro cartão do RU

>> Veja aqui como solicitar a segunda via do seu cartão do RU

Planejamento

Em um ofício encaminhado ao Colégio de Aplicação, em resposta a demandas de alimentação no RU para esses estudantes, a Prae e a Direção do RU informaram que o planejamento da reativação dos RUs vem sendo feito há meses, ainda que em ambientes de incerteza quanto ao quadro da pandemia. “Várias possibilidades vêm sendo avaliadas e, nas atuais circunstâncias, a contratação de uma empresa para fornecimento de marmitas, no RU Central, foi a opção mais adequada do ponto de vista econômico, de racionalização de oferta/demanda e em nome da cautela e responsabilidade que nos orientam”, apontam.

Chegada de refeições prontas no RU da Trindade nesta segunda-feira, 14 de março. (Foto: Agecom/UFSC)

As unidades do RU em Araranguá, Blumenau, Curitibanos e Joinville estão com processos licitatórios concluídos e os contratos assinados. Nos campi, a operação por parte dos cessionários se dá a partir da gestão local de cada unidade, que poderá definir as datas de início da oferta de alimentação em cada local.

Quanto aos estudantes do Colégio de Aplicação, a Prae solicitou informações a respeito do quantitativo de estudantes em condição de vulnerabilidade e que necessitam de oferta de refeições, a fim de dimensionar a possibilidade de atender o quanto antes. “Destacamos que a retomada é gradual, uma vez que se trata de atividade dependente de muitas variáveis, tais como o dimensionamento de refeições na medida das demandas, evitando assim desperdício e uso indevido de recursos públicos. A empresa terceirizada já está atuando com base nas informações concretas, quando houver a demanda, e pronta a ampliar na proporção que seja necessário”, informam.

Tags: coronavírusCovid-19Fase 3restaurante universitárioRestaurante Universitário (RU)UFSCUniversidade Federal de Santa Catarina