Informe Semanal do Necat aponta média diária elevada de novos casos de Covid-19
O Núcleo de Estudos de Economia Catarinense (Necat) divulgou o décimo Informe Semanal sobre a Covid-19 em SC, analisando os indicadores da pandemia no período de 5 a 11 de março de 2022. De acordo com a análise, apesar da redução do número de casos novos, de casos ativos e de óbitos, a média diária de novos casos continua elevada em Santa Catarina.
Na semana analisada, foram notificados mais 16.475 novos casos da doença, contra cerca de 19 mil novos casos da semana anterior. A média diária de novos casos caiu de 2.718 para 2.353 registros ao final do período. “Registre-se que esse indicador, que vinha apresentando quedas consistentes nas semanas anteriores, apresentou desaceleração mais branda na semana considerada, tanto em termos absoluto como relativo”, aponta o documento.
O total de casos ativos teve uma redução de 38% em relação à semana anterior. Embora significativa, essa redução é praticamente a metade da queda de casos ativos da semana antecedente, “indicando uma desaceleração mais lenta do número de pessoas positivadas”.
Em relação ao número de óbitos, foram registradas mais 105 mortes por Covid na semana de 5 a 11 de março, fazendo a média diária deste indicador ficar ao redor de 15 mortes/dia na semana em apreço. Essa média estava em cinco mortes por dia na primeira semana de janeiro e chegou a 25 mortes diárias no final daquele mês. Ao todo, 1.358 pessoas já morreram em Santa Catarina em decorrência da Covid-19 em pouco mais de 70 dias.
Nas considerações finais, o Informe Semanal do Necat destaca que a estrutura estadual da saúde tem dado conta do atendimento à população, mesmo em cenário de continuidade da contaminação. “Sem dúvida alguma, esse cenário positivo de ocupação da estrutura hospitalar está diretamente relacionado aos efeitos benéficos da vacinação completa da população contra a Covid-19, processo que tem impedido uma maior pressão sobre a rede hospitalar pública de saúde”.
O Informe Semanal do Necat é assinado por Lauro Mattei, professor Titular do Departamento de Economia e Relações Internacionais e do Programa de Pós-Graduação em Administração da UFSC e Coordenador Geral do Necat.
A íntegra do Informe Semanal pode ser acessada aqui: