‘Vitória da Natureza’: com trabalho da UFSC e da comunidade do Distrito do Saí, SC ganha unidade de conservação

10/02/2022 15:11

Com decreto emitido pela prefeitura de São Francisco do Sul, no Litoral Norte de Santa Catarina, está oficialmente criado o Refúgio da Vida Silvestre das Nascentes do Saí (REVIS), a mais nova Unidade de Conservação (UC) de proteção integral do Estado e a primeira UC municipal de São Francisco do Sul. Com uma área de 67,07 km² e um perímetro de 64,9 km a REVIS das Nascentes do Saí envolveu o trabalho de uma equipe de professores, profissionais e estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em conjunto com a comunidade local. Em setembro de 2021, a Agecom/UFSC fez uma série de reportagens reunindo os principais dados levantados no processo e apresentando os argumentos científicos que indicavam a importância de preservação do local.

“O estudo de base feito pela UFSC para diagnosticar as condições do ambiente foi fundamental para embasar a criação da unidade conservação, auxiliando na determinação do perímetro, objetivos da UC e restrições de uso do território. Contudo, é a partir da publicação de uma lei ou decreto, que uma Unidade de Conservação passa realmente a existir como um espaço juridicamente protegido”, explica o professor Rodrigo de Almeida Mohedano, do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental, coordenador do projeto que sugeriu a criação da UC.

O professor Orlando Ferretti, do Departamento de Geocências, lembra que para a UFSC e toda a equipe envolvida no trabalho, a criação da REVIS Nascentes do Saí é a realização final, mas também uma nova passagem para a continuidade de pesquisas na região. “Esperamos que o trabalho de extensão e pesquisa sirva de exemplo a outras propostas no Estado, e inspire comunidades e prefeituras para novos estudos visando a criação de áreas protegidas, podendo contar com o apoio da UFSC”, comenta. “É m passo fundamental para a defesa da Natureza no litoral norte de Santa Catarina”, sintetiza.

Além de ser uma região de alta biodiversidade, o Distrito do Saí também tem como diferencial os seus recursos hídricos. Mohedano explica que, nesse sentido, a criação da UC também leva segurança à população. “Apesar de serem agraciados com chuvas abundantes, os municípios localizados nas regiões litorâneas da Mata Atlântica apresentam, em geral, baixa capacidade reservação de água. Deste modo a manutenção do fluxo das nascentes, por meio da preservação da vegetação, é essencial”, argumenta.

Ferretti lembra, ainda, que a região agora protegida é prioritária para a preservação da Mata Atlântica, através da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA) e uma Área Importante para Conservação da Biodiversidade e das Aves (IBA), presentes nos limites do Distrito do Saí. “Os estudos foram entregues em 2021 à prefeitura e à comunidade do Distrito do Saí, com destaques para a alta biodiversidade da região do Saí, a boa preservação da área, e o envolvimento da comunidade no sentido de contribuir para a criação de uma área protegida, sonho acalentado há alguns anos pela maioria dos moradores”, pontua.

Agora, o próximo passo da UC será a criação obrigatória de um Plano de Manejo, documento oficial de planejamento das unidades de conservação, que deve abranger a área, sua zona de amortecimento e os corredores ecológicos e formas de conciliar a preservação com atividades econômicas e culturais das comunidades vizinhas. “O plano de manejo deve ser elaborado de forma democrática e participativa, com a identificação dos atores sociais interessados”, destaca Mohedano. “A equipe da UFSC que atuou no Projeto Nascentes do Saí e a comunidade local estão muito felizes com a criação da REVIS e sabemos que esse é o início de uma nova etapa de trabalhos contínuos para a preservação da riqueza natural, tão importante no contexto atual”, finaliza.

Tags: Distrito do SaíNascentes do SaíProjeto Nascentes do SaíREVISUnidade de Conservação