UFSC Joinville: alunos do Projeto Resgate desenvolvem veículos de locomoção ecológica com equipe Fórmula CEM

22/10/2021 11:39

Estudantes da UFSC Joinville que fazem parte de organizações estudantis estão atuando em parceria com o Projeto Resgate, iniciativa social realizada em Joinville que colabora para transformar a vida de crianças e jovens por meio da educação. Ao longo deste ano, as equipes Barco Solar Babitonga, Fórmula CEM, Pet-EMB e Eficem desenvolveram diversas atividades. A equipe Fórmula CEM projeta e constrói modelos de veículos do tipo Fórmula-SAE, com motores a combustão (IC) e elétrico (EV), para competir em eventos estudantis promovidos pela Associação dos Engenheiros da Mobilidade (SAE) do Brasil.

A equipe participa do Projeto Resgate desde 2019, por meio de diferentes atividades dentro da temática educação. A cada ano, uma turma diferente de alunos é acolhida pelo Fórmula, que promove ações na área de Introdução à Engenharia Automotiva.

Nesta edição de 2021, os encontros estão sendo conduzidos em ambientes virtuais e presenciais, nos quais os membros da equipe compartilham conceitos, curiosidades, experiências e oferecem atividades práticas aos alunos, trabalhando com a metodologia STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts, Mathematics).

No dia 9 de outubro, ocorreu o primeiro encontro presencial que contou com 11 crianças, com idade de 6 a 11 anos, e quatro voluntários do Fórmula CEM. Foi proposto às crianças que escolhessem e construíssem algumas maquetes de locomoção ecológicas (EcoCar) projetadas por elas durante os encontros on-line, agrupando-se em equipes e fazendo utilização de materiais recicláveis. O objetivo do projeto EcoCar é incentivar os alunos a desenvolverem sua criatividade e pensamento estratégico, seguindo todos os passos de desenvolvimento até um protótipo conceitual.

Entre os protótipos que se destacaram está o de uma aluna que havia percebido um alto desperdício de água na limpeza de ônibus urbanos. Para solucionar o problema, ela planejou um ônibus adaptado com um reservatório para captar água da chuva durante os trajetos diários. Assim, a própria água captada pelo veículo poderia ser utilizada na limpeza da frota.

A parceria de equipes de estudantes da UFSC Joinville com o Projeto Resgate beneficia tanto as crianças participantes quanto os graduandos. Ellen Mayumi Miyake da Silva, aluna da quarta fase de Engenharia Automotiva, comenta que as ações desenvolvidas com o Projeto a ajudaram a desenvolver habilidades como oratória, poder de argumentação, bem como organização, devido à necessidade de estruturar ideias e planejar aulas. A “formuleira”, como são chamados os estudantes envolvidos nos projetos Fórmula, destaca ainda outros aprendizados: “Manter o comprometimento com os alunos me fez crescer tanto na vida profissional como na pessoal. Ter a oportunidade de compartilhar o conhecimento que adquiri na área, com as crianças que se inscreveram voluntariamente na turma de Introdução à Engenharia, não tem preço!”.

> Confira as publicações anteriores com a série de matérias sobre as atividades desenvolvidas por equipes de competição e o Projeto Resgate em Joinville:

Equipe do Barco Solar Babitonga desenvolve atividades para alunos do Projeto Resgate

Equipe Eficem da UFSC Joinville ensina tecnologia de veículos elétricos aos alunos do Projeto Resgate

PET-EMB, da UFSC Joinville, apresenta o universo da Cultura Maker a alunos do Projeto Resgate

Texto: Comunicação Institucional – UFSC Joinville

Tags: Fórmula CEMjoinvilleProjeto ResgateUFSCUFSC JoinvilleUniversidade Federal de Santa Catarina