UFSC participa de programação cultural da Virada da Independência SBPC nesta segunda e terça
O evento inicia na segunda-feira às 16h30 com a mesa redonda “Bicentenário da independência: crises e recursos de enfrentamento”. A atividade contará com a participação de Renato Janine Ribeiro, ex-ministro da Educação e presidente da SBPC, Paulo Artaxo, vice-presidente da SBPC, Sergio Machado Rezende, professor titular no Departamento de Física da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Helena Nader, presidente de honra da SBPC e vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Margareth Pretti Dalcolmo, professora e pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e Claudia Costin, diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da Fundação Getulio Vargas (FGV).
Às 18h, a Associação Nacional de História (Anpuh) realiza a mesa redonda “Independência, Independências: o que as Ciências Humanas têm a dizer sobre isso?”. Com mediação de seu presidente Valdei Araujo, a atividade terá a participação de especialistas como Renato Janine Ribeiro, presidente da SBPC, Andréa Slemian, professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e Luiz Carlos Villalta, professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A discussão será transmitida pelo seu canal oficial no YouTube.
Às 20h30, a SBPC transmitirá depoimentos de representantes das Sociedades Científicas Afiliadas. Em seguida, a Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração (Anpad) realizará o painel “Organizações inclusivas para um Estado e uma sociedade Inclusivas”.
O painel “Jovens Cientistas discutem como a Ciência pode contribuir para a Soberania e Independência Nacional” será transmitido às 22h15. A atividade contará com a participação de Maria Goretti (UENF), Patrícia Cardoso Cortelo (UnB) e Roberta Cerasi Urban (UFSCar).
Na terça-feira (7), às 10h, a SBPC realiza o painel “A imprensa deve ser independente do quê, para o Brasil ser soberano e independente?” com a participação dos jornalistas Luís Costa Pinto, Juliana Monteiro, Jamil Chade e Eugênio Bucci.
Às 11h30, a Secretaria da SBPC em Pernambuco transmite o painel “Elas debatem ciência”. Mediado por Maria do Rosário de Fátima Andrade Leitão, a atividade terá Ana Maria Colling e Luana Barros como palestrantes.
Às 14h00, a Associação Nacional de História (Anpuh) realiza a Mesa-redonda “Devemos falar em Independência(s)?”, com mediação de Andréa Slemian (UNIFESP, Editora da RBH) e com a participação de João Paulo Pimenta (USP), Álvaro Nascimento (UFRJ) e Edson Kayapó (IFBA).
O evento será encerrado com a mesa redonda “Bicentenário da Independência e além: como fazer o Brasil caber no Estado Brasileiro?”, às 15h30. A atividade contará com a participação de Renato Janine Ribeiro, presidente da SBPC, Hermes Zanetti, ex-deputado Constituinte, Luiz Davidovich, presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Evaldo Vilela, presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e Maria de Lourdes Mollo, professora titular da Universidade de Brasília (UnB).
As atividades serão exibidas no canal da SBPC no YouTube.
Veja abaixo a programação completa:
6 de setembro
16h30
– Mesa-redonda de Abertura “Bicentenário da independência: crises e recursos de enfrentamento” Participantes: Renato Janine Ribeiro (SBPC/USP), Sérgio Machado Rezende (UFPE), Paulo Artaxo (SBPC/USP), Helena Nader (UNIFESP/SBPC), Margareth Dalcolmo (Fiocruz) e Cláudia Costin (FGV).
– Apresentação do Hino da Independência no sax e piano.
Intérpretes: Marco Antonio Toledo Nascimento (Universidade Federal do Ceará – Campus de Sobral) – no sax e Marcus Vinícius Medeiros Pereira (Universidade Federal de Juiz de Fora) – no piano.
18h00
– Mesa-redonda “Independência, Independências: o que as Ciências Humanas têm a dizer sobre isso?” e Lançamento do Programa Comemorativo da ANPUH-Brasil
Mediação: Valdei Araujo (UFOP, Presidente da Anpuh-Brasil)
Palestrantes: Andréa Slemian (UNIFESP, Editora da RBH), Luiz Carlos Villalta (UFMG, AnpuhBrasil), Luciano Mendes (UFMG, Portal do Bicentenário) e Renato Janine Ribeiro
– (a confirmar) Rumos à Independência (SBPC)
19h30
– Apresentação Cultural “Triste, louca ou má” do Grupo VOZES do Sindicato dos Bancários de Santos-SP
– Painel sobre Biodiversidade.
20h30
– Depoimentos de representantes de Sociedades Científicas Afiliadas à SBPC.
– Painel “Organizações inclusivas para um Estado e uma sociedade inclusivos” (ANPAD)
Participantes: Alketa Peci, Gabriela Lotta, Josiane Oliveira, Rafael Alcadipani
– Apresentação Cultural “Villa Lobos” por Pablo Rossi – Minutos Musicais (UFSC)
– Bate-papo “Independência do Brasil e emancipação do Estado Acre” com o historiador e pesquisador da Universidade Federal do Acre, Francisco Bento.
– Sessão “PLANETAS – O CÉU NO SETE DE SETEMBRO”
– Depoimentos de pesquisadores da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (ACIESP)
22h15
– Painel “Jovens cientistas discutem como a ciência pode contribuir para a soberania e independência nacional”
Participantes: Maria Goretti (UENF), Patrícia Cardoso Cortelo (UnB) e Roberta Cerasi Urban (UFSCar)
– Painel “Ciência e Independência do Brasil para Mulheres Cientistas” (Rede Brasileira de Mulheres Cientistas)
– Apresentação Cultural “Chamejai” – cantora Pamelozza
– Depoimentos de pesquisadores sobre a importância da valorização da Ciência
23h30
– Painel com depoimentos de indígenas (ABA e ANPOLL)
– A luta continua – indígenas Krenak resistem!
– Depoimentos de pesquisadores apoiados pelo Instituto Serrapilheira
Participantes: Guilherme Ortigara Longo (UFRN), Mellanie Fontes-Dutra (UFRGS) e Eduardo Zimmer (UFRGS).
Terça-feira, 7 de setembro
00h30
– Apresentação do Hino da Independência no sax e piano.
Intérpretes: Marco Antonio Toledo Nascimento (Universidade Federal do Ceará – Campus de Sobral) – no sax e Marcus Vinícius Medeiros Pereira (Universidade Federal de Juiz de Fora) – no piano.
– Painel “Rumo às Independências – As Comemorações do Bicentenário”
Coordenador: Ildeu de Castro Moreira (SBPC/UFRJ).
Participantes: Valdei Lopes de Araújo (UFOP), Jessé Souza (Escritor), Marilene Correa (UFAM) e Renato Janine Ribeiro (SBPC/USP)
– Apresentação Cultural: “Angélica” (música de Chico Buarque e Miltinho) – Coral da UFJF
02h45
– Painel “As Ciências e a Democracia”
– Apresentação Cultural “Gaúcho ‘Corta-jaca’” – Orquestra de Câmara da UFSC com a regente Miriam Moritz
– Orquestra de Câmara da UFSC
– Depoimentos das vencedoras das 2 primeiras edições do “Prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher” (Categorias “Mulheres na Ciência” e “Meninas na Ciência”).
– Apresentação Cultural Baque Rosa é Ação – “Baque Mulher Floripa”
05h45
– Conferência “Que independência podemos e queremos comemorar?” com Lilia Schwarcz (USP)
– Painel com depoimentos de pesquisadores de diferentes áreas com o tema: Brasília, reflete um Brasil Independente? Participantes: Sérgio Tavolaro (UnB), Antonio Carlos Lessa (UnB), Gilberto Lacerda Santos (UnB), Ana Flávia Granja e Barros (UnB), Victor Mello (UnB).
– Apresentação Cultural “Roda Viva” – Coral da Fiocruz – Apresentação do Hino da Independência no sax e piano.
Intérpretes: Marco Antonio Toledo Nascimento (Universidade Federal do Ceará – Campus de Sobral) – no sax e Marcus Vinícius Medeiros Pereira (Universidade Federal de Juiz de Fora) – no piano.
07h15
– Depoimentos “Como a ciência pode contribuir para a soberania e independência nacional” (ABRASCO) Participantes: Rosana Onocko (ABRASCO), Luís Eugênio Portela de Sousa (UFBA) e Diana Anunciação (UFRB).
– Apresentação Cultural “Saúde” – Coral da Fiocruz
– Painel “A Ciência e a Genética no Contexto da Independência e Desenvolvimento do Brasil”.
Palestrantes: Andrea Kelly Campos Ribeiro dos Santos (UFPA), Samuel Goldenberg (Fiocruz), Carlos Frederico Martins Menck (USP), Lucymara Fassarela Agnez Lima (UFRN) e Marcio de Castro Silva Filho (ESALQ/USP). Moderadora: Ana Maria Benko Iseppon (UFPE).
– Conferência “O papel estratégico da nanotecnologia para o desenvolvimento e soberania nacional”.
Palestrante: Antonio Gomes Souza Filho (UFC). – Depoimentos sobre Biodiversidade “Brasil, gigante pela própria natureza”.
10h00
– Painel “A IMPRENSA DEVE SER INDEPENDENTE DO QUÊ, PARA O BRASIL SER SOBERANO E INDEPENDENTE?”
Jornalistas participantes: Luís Costa Pinto, Juliana Monteiro, Jamil Chade e Eugênio Bucci.
11h30
– Painel “Elas Debatem Ciência” (SBPC/PE)
Palestrante: Ana Maria Colling e Projeto “Futuras Cientistas”: Luana Barros.
Mediadora: Maria do Rosário de Fátima Andrade Leitão.
– Depoimentos de representantes das Secretarias Regionais da SBPC
– Bate-papo “A SBMAG na Virada da Independência” (SBMAG)
– Apresentação Cultural “Eu no Futuro” – Coral da Fiocruz
14h00
– Mesa-redonda “Devemos falar em Independência(s)?” (ANPUH)
Palestrantes: João Paulo Pimenta (USP), Álvaro Nascimento (UFRJ) e Edson Kayapó (IFBA).
Mediação: Andréa Slemian (UNIFESP, Editora da RBH).
15h30
– Mesa-redonda de Encerramento “Bicentenário da Independência e além: como fazer o Brasil caber no Estado Brasileiro?”
Participantes: Renato Janine Ribeiro (SBPC/USP), Hermes Zanetti (Ex-Deputado Constituinte), Luiz Davidovich (ABC), Evaldo Vilela (CNPq) e Maria de Lourdes Mollo (UnB)
– Apresentação do Hino da Independência no sax e piano.
Intérpretes: Marco Antonio Toledo Nascimento (Universidade Federal do Ceará – Campus de Sobral) – no sax e Marcus Vinícius Medeiros Pereira (Universidade Federal de Juiz de Fora) – no piano.
– Apresentação Cultural “Xangô – Tambores para os ancestrais” – Maracatu Arrasta Ilha.