Ciclo de Mentorias da Secretaria de Inovação da UFSC transforma ideias em modelos de negócios

12/08/2021 18:05

Alexandre Lenfers, CEO da Fluwi e ex-integrante da equipe da SINOVA/UFSC.

Iniciado há 4 meses, o projeto Ciclo de Mentorias, da Secretaria de Inovação da Universidade Federal de Santa Catarina (SINOVA/UFSC) vem contribuindo para a evolução das startups participantes. O Startup Mentoring Warm Up – como o projeto foi batizado – foi criado com o objetivo de preparar as equipes para a nova edição do SINOVA UFSC Startup Mentoring, evento que será lançado em breve. O trabalho desenvolvido até o momento, porém, se mostrou muito mais que um “aquecimento”. Propostas que chegaram como apenas uma ideia inovadora vem se transformando em modelos de negócios viáveis.Uma delas é a Fluwi, startup focada em conectar e estimular a prática de conversação entre estudantes e falantes de outros idiomas. Fundada pelo estudante de Relações Internacionais (RI/UFSC) e ex-integrante da SINOVA, Alexandre Lenfers Ventura, o empreendimento já participou do Programa Founder Institute (a maior aceleradora de startups do mundo) e recentemente foi aprovado no hub de conexão, capacitação e aceleração de startups brasileiras, InovAtiva Brasil.

“Acredito que estamos construindo uma plataforma que mudará e facilitará o aprendizado de idiomas a nível global. Minha expectativa é ver a Fluwi sendo utilizada por milhares de estudantes e poliglotas no mundo todo”, afirma Lenfers. Em julho, o ex-integrante da equipe SINOVA/UFSC lançou uma campanha de crowdfunding (financiamento coletivo) para desenvolver a plataforma online da Fluwi. Mais informações sobre a UFSC, acesse aqui.

Pedro Mascarenhas, CEO da Kaffa.

Já o estudante do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/UFSC), Pedro Mascarenhas de Barros, criou a Kaffa, startup que ajuda cafés e padarias a aumentarem a receita por meio de inteligência de dados. Segundo Pedro, “o Mentoring Warm UP da SINOVA/UFSC foi fundamental para a evolução e conquista dos primeiros clientes da Kaffa. Começamos sem saber para onde ir ou qual mercado atacar, e saímos com uma startup validada pelo mercado e operando nos primeiros cafés e padarias. Não tenho dúvidas de que a Kaffa amadureceu o seu modelo de negócios e proposta de valor.”

Outra startup de destaque é a Biossíntese P&D, originada no Laboratório de Morfogênese e Bioquímica Vegetal do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UFSC.  Thaise Gerber, doutoranda em Biotecnologia e Biociências da UFSC, é CEO e atua no desenvolvimento de insumos biotecnológicos de alta performance para aplicação nas áreas de nutrição, agricultura, beleza e saúde. Em 2020, o empreendimento foi classificado como uma das 10 melhores ideias inovadoras entre as 100 ideias inscritas na terceira edição do projeto SINOVA UFSC Startup Mentoring.

O ciclo de mentorias semanais acontece todas às sextas-feiras. As datas e horários são organizados por ordem de inscrição. Para participar, os candidatos devem acessar o Portal de Atendimento Institucional (PAI/UFSC), selecionar a aba “SINOVA” e abrir um novo chamado pelo serviço “Ciclo de Mentorias – Warm Up”. É preciso informar, por mensagem de texto, o interesse em participar do ciclo de mentoras. O formulário de inscrição será enviado para o e-mail informado na abertura do chamado.

Mais informações pelo e-mail sinova@contato.ufsc.br

Tags: Ciclo de MentoriasSecretaria de InovaçãoSinovastartupStartup MentoringUFSC