HU/UFSC implementa ferramenta de gestão de pesquisas on-line que aprimora cadastramento e acompanhamento de estudos

08/07/2021 11:41

Gerência de Ensino e Pesquisa participou de todo o processo de implantação da ferramenta. Foto: Sinval Paulino

Neste mês é comemorado o Dia Nacional da Ciência e o Dia Nacional do Pesquisador Científico, datas criadas para homenagear a criação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em 8 de julho de 1948, e para a chamar a atenção para a produção científica do País, estimular jovens pela ciência, divulgar o saber científico e as iniciativas desenvolvidas para estimular e promover a atividade científica.

No Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago da Universidade Federal de Santa Catarina (HU/UFSC), um destaque deste ano no campo da pesquisa foi a implantação do sistema Rede Pesquisa. Este sistema é uma ferramenta de gestão dos estudos desenvolvidos no âmbito dos Hospitais Universitários Federais (HUF), que compõem a Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Ele automatiza o processo de cadastramento das pesquisas desenvolvidas no âmbito da Rede Ebserh e permite que o pesquisador realize a solicitação e o acompanhamento do processo on-line.

A Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) do HU/UFSC participou de todo o processo de implantação da ferramenta e foi um dos primeiros hospitais da rede a estar 100% adaptada ao sistema, desde o cadastro da pesquisa até o registro dos resultados. O chefe do setor de Gestão de Pesquisa e Inovação Tecnológica da GEP da instituição, Maico Oliveira Buss, explicou que todo o processo de cadastro da pesquisa, passando pela carta de anuência, pela validação do comitê de ética e demais passos já eram efetuados de forma coordenada, mas agora estão sendo gerenciados de forma digital. Na prática, um pesquisador de qualquer lugar do Brasil, no âmbito da Ebserh, pode fazer o cadastro em qualquer HU de seu interesse a acompanhar todo o processo pelo sistema.

A chefe da Unidade de Pesquisa e Inovação Tecnológica, Nayala Lírio Gomes Gazola, lembra que ao acessar a plataforma, o pesquisador deverá selecionar o hospital onde realizará sua pesquisa, preencher o cadastro com os seus dados profissionais e, em seguida, cadastrar o seu projeto. Após a conclusão deste procedimento, o projeto será analisado pela GEP e pela unidade organizacional onde será executado. Após esse processo, o próprio sistema irá gerar automaticamente uma carta de anuência que será assinada eletronicamente pelo Gerente de Ensino e Pesquisa do hospital, e o pesquisador poderá acompanhar todo o processo.

“São por iniciativas como esta que a Ebserh reafirma seu compromisso com a valorização da pesquisa em seus hospitais. A transparência e a facilitação dos processos-meio tendem a permitir que os pesquisadores tenham mais tempo para dedicar a elaboração e execução de sua atividade fim, visando garantir o avanço da ciência e da assistência em saúde por meio da ciência”, afirmou Maico Buss.

Texto: Unidade de Comunicação Social – HU/UFSC

Tags: Hospital Universitário (HU/UFSC)HUUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina