Rede Nacional de Ensino e Pesquisa promove o 6º Workshop de Tecnologias de Redes
De 18 a 21 de maio, terça a sexta-feira, o Ponto de Presença da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) em Santa Catarina promove a sexta edição do seu Workshop de Tecnologias de Redes (WTR-SC), que será realizado em formato on-line. Todas as palestras e painéis serão transmitidos pelo site wtr.rnp.br/pop-sc. O formulário de inscrições está disponível na mesma página.
O evento é voltado para gestores e equipes técnicas da área da tecnologia da informação e comunicação (TIC) de instituições públicas e privadas de ensino e pesquisa de Santa Catarina. Temas como adequação de instituições à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), certificação digital, transformação digital e continuidade no atendimento aos usuários durante a pandemia serão abordados, além de cases de instituições que evoluíram a sua infraestrutura.
Integram a programação do dia 18, das 8h às 12h, Diego Menegazzi, encarregado de dados no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC), Gleide Bittencourt Ordovás, diretora da Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Guilherme Gerônimo, analista de TI da UFSC, Daniel Dias Flamia, head de Infraestrutura de TI na Fundação Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), e Jhony Maiky Maseto, analista de redes na Universidade Comunitária da Região de Chapecó.
Já no dia 19, no mesmo horário, participam do workshop Antonio Moreiras e Eduardo Morales, do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), e Flaviano Angeli, com o case da Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb).
Por fim, em 20 e 21 de maio, das 14h às 18h, os inscritos terão a oportunidade de receber capacitação em cibersegurança de redes: um tutorial técnico sobre BGP-RPKI, uma proteção para roubo de prefixos no BGP. O treinamento será moderado por Luis Demétrio, da RNP, com a participação de Eduardo Barasal Morales e Tiago Jun Nakamura (NIC.br).
Sobre a RNP
Qualificada como uma Organização Social (OS), a RNP é vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e mantida por esse, em conjunto com os ministérios da Educação (MEC), Turismo, Saúde (MS) e Defesa (MD), que participam do Programa Interministerial RNP (PI-RNP). Pioneira no acesso à internet no Brasil, a RNP planeja, opera e mantém a rede Ipê, infraestrutura óptica nacional acadêmica de alto desempenho. Com Pontos de Presença em 27 unidades da federação, a rede conecta 1.529 campi e unidades nas capitais e no interior. São mais de quatro milhões de usuários, usufruindo de uma infraestrutura de redes avançadas para comunicação, computação e experimentação, que contribui para a integração dos sistemas de ciência e tecnologia, educação superior, saúde, cultura e defesa.
Serviço:
Workshop de Tecnologias de Redes de Santa Catarina
18 e 19 de maio (terça e quarta-feira), das 8h às 12h
Tutorial técnico sobre BGP-RPKI
20 e 21 de maio (quinta e sexta-feira), das 14h às 18h
Transmissão, inscrições e demais informações: https://wtr.rnp.br/pop-sc/