Grupo de pesquisa do campus Curitibanos realizará ‘Simpósio Estadual em Ambiente e Saúde’
O grupo de pesquisa ASAM (Análise Socioambiental no Planalto Catarinense), do campus Curitibanos da Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC), realizará nos dias 29, 30 de junho e 1º de julho de 2021, o Simpósio Estadual em Ambiente e Saúde, totalmente virtual. O público-alvo do evento engloba estudantes, pesquisadores e comunidade em geral com afinidades com as temáticas abordadas que se subdividem em: I) Ambiente, Saúde e Desenvolvimento e II) Ambiente, Saúde e Educação. A submissão de trabalhos e inscrições poderão ser realizadas até o dia 30 de maio por meio do endereço oficial do evento SEAS 2021.
O simpósio sobre os desafios e perspectivas em ambiente e saúde se insere dentro da proposta do Planejamento Estratégico e do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFSC, onde consta como um dos objetivos a serem alcançados pela instituição o de “Gerar e disseminar conhecimento formando profissionais e contribuindo para atendimento de demandas regionais e o desenvolvimento da sociedade.”
A atividade pode ser entendida dentro do processo de amadurecimento do próprio campus de Curitibanos, que hoje conta com quatro cursos de graduação e dois de mestrado e que neste ano comemora 11 anos. Neste sentido, o evento busca fomentar a produção de conhecimento e gerar impacto positivo na região através da divulgação de pesquisas interdisciplinares que coloquem em evidência as relações complexas entre ambiente, saúde e sociedade, pensando a multifatorialidade e ambiguidade que permeia os processos de desenvolvimento e suas consequências socioambientais para as populações envolvidas. Por estas razões o caráter interdisciplinar é fundamental ao alcance dos nossos objetivos. Seria leviano pensar o desenvolvimento territorial, sem considerar o meio-ambiente, ou tentar pensar o meio-ambiente sem considerar os impactos na saúde, ou ainda pensar a saúde sem levar em conta a educação como um determinante social fundamental.
A proposta do evento vem ao encontro do fortalecimento da produção intelectual interdisciplinar em temáticas sobre saúde, ambiente e desenvolvimento, buscando através do acolhimento de pesquisadores de diferentes áreas colocar a luz sobre problemáticas que podem se replicar em diferentes regiões do Brasil e do mundo. A atividade terá duração de dois dias com duas mesas-redondas e apresentação em grupos de trabalho.