Alunos da UFSC participam de campanha para projeto que ensina programação a jovens em vulnerabilidade

13/04/2021 08:24

Estudantes do Centro Socioeconômico (CSE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) integram campanha para projeto que visa ensinar programação de jogos e sites a jovens em situação de vulnerabilidade social. Os alunos participam da atividade de extensão Empreendedorismo econômico-social: aproximação da oferta e da demanda, que reúne estudantes de diversos cursos do CSE.

O grupo promove com o Comitê para Democratização da Informática (CPDI), organização da sociedade civil que promove a inclusão social, a campanha de financiamento coletivo do Projeto Eureka. Coube aos alunos da UFSC o planejamento, orçamento, design e edição de vídeo da campanha (assista ao vídeo abaixo). Fundado em 2001, o CPDI está localizado em Florianópolis e usa tecnologias da informação e comunicação como instrumento para a construção e o exercício da cidadania, por meio de parcerias que buscam inclusão através da inserção no mercado de trabalho e do empoderamento digital.

O Projeto Eureka! é um curso de programação gratuito com duração de 160 horas, distribuídas em um período de 2 meses. A iniciativa contemplará 40 jovens, entre 16 e 24 anos, em situação de vulnerabilidade social, alocados em duas turmas de 20 alunos cada. O intuito é proporcionar aos contemplados as habilidades fundamentais para o profissional do futuro, “construindo oportunidades para que sejam inseridos no ecossistema tecnológico”.

Saiba mais sobre o projeto e sobre a campanha na página benfeitoria.com/projetoeureka

Tags: Centro SocioeconômicoCSEProjeto EurekaUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina