Professora da UFSC lança livro didático sobre Revisões Sistemáticas da Literatura
A professora Graziela de Luca Canto, do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), está lançando o livro “Revisões Sistemáticas da Literatura – Guia Prático”. A publicação é dirigida a professores, pesquisadores e estudantes de pós-graduação, especialmente da área da saúde, e está à venda neste link.
“A ideia de elaboração do livro surgiu dos cursos de projetos de extensão que desenvolvemos desde 2014, que são muito didáticos, com muito passo a passo. As pessoas sentiam falta de um material com o mesmo perfil dos treinamentos promovidos pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Baseadas em Evidências (Cobe) da UFSC, que descrevesse passo a passo e de forma detalhada como conduzir uma revisão sistemática”, contou a professora Graziela Canto, que coordena o Cobe, atualmente com inscrições abertas para cursos de meta-análise.
A produção do livro e a realização dos treinamentos contam com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (Fapeu). “A Fapeu é parceira dos projetos desde o início, lá em 2014”, lembra a professora Graziela. Com 208 páginas, a produção do livro durou pouco mais de um ano. “A gente tem bastante experiência em escrever artigos, mas escrever um livro é muito mais demorado porque exige uma revisão muito criteriosa”, relatou a professora.
O livro é descrito como uma obra que sintetiza cinco anos de trabalho de uma equipe motivada a ensinar e a contribuir com a formação de recursos humanos qualificados para pesquisa no Brasil. No período, a equipe do Cobe publicou quase 80 revisões sistemáticas publicadas e realizou o treinamento de mais de 300 pesquisadores sobre o processo de elaboração de uma Revisão Sistemática.
O Cobe tem, entre outros objetivos, promover o trabalho de pesquisa em equipe, desenvolver a prática em saúde baseada em evidências, aperfeiçoar habilidades de pesquisa e aumentando conhecimentos sobre revisões sistemáticas e meta-análises e estimular uma formação baseada em evidências científicas.
Assessoria de Comunicação/Fapeu