Pandemia e saúde mental dos estudantes inspiram exposição virtual do Curso de Museologia
O Curso de Museologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) lança exposição virtual para falar sobre a saúde mental dos estudantes universitários em meio a pandemia de Covid-19. A NOIA é uma exposição curricular on-line e estará em exibição a partir do dia 13 de novembro, com duração de um mês nos ambientes virtuais.
A atividade se estrutura em três módulos que retratam a rotina estudantil a partir da ótica do ensino a distância (EaD) e suas consequências no âmbito das relações pessoais, no trabalho, no ensino e na saúde física e mental. A exposição também traz questões sobre pressão no ambiente acadêmico, ansiedade, desumanização dos espaços de convívio e a precarização do ensino público superior.
A exposição foi idealizada pela turma da sétima fase do curso de Museologia da UFSC, para a disciplina de Prática de Exposição. O evento está sendo organizado de forma colaborativa, com conteúdo acessível e menos excludente, tendo relatos em primeira pessoa de especialistas e estudantes de todo o Brasil. Contando com a contribuição do Coletivo Arame Farpado, formado por universitários oriundos da periferia do Rio de Janeiro.