Dança durante a pandemia: imersão artística Co-Incidências tem inscrições abertas até dia 8, domingo
Em pleno período de distanciamento social, a casa virou território a ser explorado e – no momento – lugar seguro que abriga as práticas do movimento. A ideia do curso “Co-Incidências: onde os encontros são possíveis” nasceu dessa experimentação à distância protagonizada por corpos ciborgues, enquadrados na interface do Zoom e demais plataformas de presença virtual.
A imersão artística é umas das atividades gratuitas propostas pela 6ª Semana da Dança UFSC, e ocorre de 17 a 20 de novembro, das 10h às 12h, no aplicativo Zoom. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas no site oficial do evento www.semanadadancaufsc.com até 08 de novembro.
O trabalho investiga outras possibilidades e modos de dança que emergem quando o corpo se dispõe a habitar o entorno. Pesquisadora do método, a bailarina e professora Diana Gilardenghi irá conduzir a primeira parte da prática focada na observação, visualização e escuta para guiar o mapeamento dos espaços íntimos, no intuito de trazer à percepção suas topografias, texturas e densidades. A dança então se faz no encontro entre corpo e casa, por meio da experimentação com diferentes apoios e do trabalho por acumulação e subtração, criando passagens, trânsitos, paragens.
Hedra Rockenbach entra na segunda fase, quando irá apresentar possibilidades de composição de vídeos. Um exercício de pensar quais imagens se conectam por jogos de duplicidade, de sobreposição e de inversão. A experimentação irá se desenvolver em grupo, trios ou duplas sob o olhar de Paloma Bianchi, que auxiliará nos entendimentos das relações e das escolhas compositivas e dramatúrgicas.
Neste trabalho o acaso produz relações somente possíveis na virtualidade, e revela que as distâncias e o isolamento não impedem o encontro. No dia 21 de novembro, das 18h às 20h, o grupo participante – são 20 vagas disponíveis – irá mostrar o processo em tempo real no canal do evento no Youtube e também na TV UFSC, apoiadora do projeto.
A 6ª edição da Semana da Dança UFSC – parte da celebração dos 60 anos da Universidade Federal de Santa Catarina -, é realizada pela Secretaria de Cultura e Arte da UFSC e Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (FAPEU). Tem apoio da TV UFSC e parceria de conteúdo com o projeto Midiateca da Dança. O projeto é realizado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura, com recursos do Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura ⁄ Artes – Edição 2019.
Serviço
O quê: Co-Incidências: Onde os encontros são possíveis, com Diana Gilardenghi, Hedra Rockenbach e Paloma BIanchi
Quando: de 17 a 20 de novembro, 4 encontros das 10h às 12h
Apresentação dia 21 de novembro: das 18h às 20h
Número de vagas: 20