‘Experimenta Pandêmico’ começa no dia 26 com uma semana de ações culturais diversificadas
O Experimenta retorna ao cenário artístico e cultural da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Em tempos de distanciamento social, o evento será totalmente virtual e proporcionará uma semana de espetáculos nas mais diversas formas de expressão artística. Em sua quinta edição o “Experimenta Pandêmico” objetiva, principalmente, mostrar a arte produzida na universidade, ligado à pesquisa, ensino e extensão, proporcionando visibilidade das ações artísticas concebidas no meio acadêmico.
De 26 de outubro a 1º de novembro, o Experimenta reunirá em plataforma específica para o evento diversas ações culturais desenvolvidas na UFSC. A arte expressa-se virtualmente por meio de produções audiovisuais, oficinas, exposições virtuais, espetáculos teatrais, apresentações ao vivo, performances, entre outras atrações. A plataforma com todas as ações culturais do evento estará disponível na segunda-feira, 26, na página da SeCArte.
Esta edição do Experimenta contou com a participação de toda a comunidade acadêmica, recebendo inscrições de alunos, professores e técnicos-administrativos de quatro campi da UFSC que enviaram propostas em áudio, imagem e vídeo. Foram selecionadas 38 propostas totalizando 45 ações.
Além da produção artística desenvolvida na UFSC, o “Experimenta Pandêmico” apresenta ao vivo duas atrações convidadas. Na segunda-feira, 26 outubro, às 18h, no canal do YouTube da SeCArte, abrindo a quinta edição do Experimenta, o grupo de Florianópolis Cena 11 apresenta o espetáculo “Futuro Fantasma”. Na quarta-feira, 28 de outubro, às 12h30, a edição especial do Projeto 12:30 traz o baixista Trovão Rocha com o show de baixo solo intitulado “Atrás das Nuvens”. A apresentação de Trovão Rocha será transmitida pelo Instagram do artista @trovaorocha.
Na opinião da secretária de Cultura e Arte da UFSC, Maria de Lourdes Alves Borges, “a cultura e a arte sofreram muito durante essa pandemia, exatamente porque nós vivemos de espaços não virtuais. A arte é costumeiramente feita no teatro, é feita para ser exibida dentro de uma sala de cinema, bem como a música. É feita para tocar o público num concerto que é presencial, e nós tivemos que mudar isso rapidamente para sobreviver enquanto arte e cultura”.
O “Experimenta Pandêmico” integra a programação comemorativa dos 60 anos da UFSC, e é realizado pela SeCArte, Departamento Artístico Cultural (DAC), Departamento de Cultura e Eventos (DCEVEN) com o apoio do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), Departamento de Artes (ART) e dos cursos de graduação em Artes Cênicas e Cinema da UFSC.
Serviço:
O quê: Experimenta Pandêmico | 5ª edição
Quando: de 26/10 a 01/11/2020
Onde: em plataforma digital na pagina da SeCArte: secarte.ufsc.br
Contato: experimenta@contato.ufsc.br
Redação: Ivo Caoê Baptiston/jornalista
Revisão: Gabriel Endrigo/bolsista SeCArte/estudante de Letras Português e Literaturas