Projeto da UFSC sobre inclusão de imigrantes e refugiados na educação superior é tema de artigo na revista Unicamp
A servidora Fernanda Leal, secretária-executiva da Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Prodegesp) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), publicou um artigo na mais recente edição do dossiê de revista da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Intitulado Internacionalização voltada à justiça social global: iniciativas de universidades brasileiras para integrar refugiados e populações deslocadas, o texto retrata a internacionalização da educação superior e tem como coautores Hans de Wit e Lisa Unangst.
No artigo, os pesquisadores abordam o Eirène, projeto de extensão da UFSC coordenado pela professora Karine de Souza Silva, como um “exemplo de internacionalização da educação superior voltado à justiça social global, tendo em vista a inclusão de imigrantes e refugiados que o projeto busca promover”.
Ainda no dossiê, Fernanda publicou o artigo Desenvolvimentos da internacionalização da educação superior no Brasil: da mobilidade acadêmica internacional à institucionalização do processo na universidade. O texto também foi assinado por Marcelo Knobel, reitor da Unicamp, Manolita Correia Lima, da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), e Ivor Prolo, da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).
Fernanda Leal é doutora em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), com doutorado-sanduíche no Center for International Higher Education (CIHE), Boston College (BC), Estados Unidos. É mestre em Administração e bacharel em Secretariado Executivo Inglês pela UFSC.