Curso de Especialização em Agroecossistemas da UFSC estreia etapa a distância
A terceira etapa do curso de Especialização em Agroecossistemas, desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em parceria com o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera). A retomada ocorre após a interrupção devido à pandemia por coronavírus e prevê atividades pedagógicas não presenciais.
Durante sete semanas, os participantes acompanharão aulas online ao vivo e gravadas, participarão de seminários, leituras orientadas e atividades avaliativas. Eles também terão orientação para elaboração do trabalho final. Como a UFSC não retorna este ano presencialmente, foi revisto o programa e redefinido o formato, após conversar muito com os alunos para ver a disponibilidade de acesso à internet e equipamentos para acompanhar as aulas, explica a coordenadora do curso, professora Marlene Grade. A contratação de um técnico de informática também foi necessária para viabilizar a etapa online.
As atividades iniciaram com palestra de abertura dos professores Idaleto Aued e Lauro Mattei e acompanhada a distância por cerca de 35 pessoas, que puderam interagir enviando perguntas. Ao término do evento, a avaliação foi positiva. “Excelente início de etapa. As condições são adversas, mas é o desafio que nos é colocado neste momento”, relevou a professora Marilia Gaia. “Parabéns a toda coordenação, muito bom o que se esforçaram para organizar”, disse o participante Domingos de Jesus Oliveira.
Após a etapa, os educandos irão redigir trabalho de conclusão que deverá ser apresentado até abril de 2021. As melhores monografias irão compor coletânea a ser publicada com recursos do programa.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Incra/SC