UFSC divulga quinta chamada do Sisu e sexta chamada do vestibular

28/08/2020 11:48

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) divulgou a quinta chamada do Sisu e sexta chamada do vestibular. Os candidatos classificados devem realizar a matrícula on-line no site simig.sistemas.ufsc.br até 31 de agosto, sob pena de perda da vaga. Nestas chamadas, a UFSC está convocando para matrícula 624 candidatos – 351 do Vestibular e 273 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

A entrega dos documentos para matrícula deve ser feita entre 2 e 16 de setembro para candidatos classificados para o primeiro semestre de 2020. Já o período para os candidatos selecionados para o segundo semestre será de 29 de setembro a 13 de outubro. A comprovação documental deve ser realizada por meio de e-mail enviado à respectiva coordenadoria de curso.

> Confira o Edital nº 13 — 6ª chamada do Vestibular UFSC 2020
> Confira o Edital nº 14 — 5ª chamada SISU-UFSC 2020

A documentação exigida para a matrícula está definida no artigo 3º da Portaria nº 12/PROGRAD/SAAD/UFSC/2020, devendo todos os documentos digitalizados estarem legíveis.

A validação das autodeclarações, assim como o envio dos documentos relativos a cada categoria dos candidatos cotistas, deverá ser realizada conforme orientações do cronograma a ser publicado na página da Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidades (Saad), no endereço saad.ufsc.br. Os canais de contato da Secretaria também podem ser acessados para o esclarecimento de dúvidas referentes ao Programa de Ações Afirmativas.

Documentos

Após a confirmação on-line, os candidatos chamados devem ficar atentos à etapa documental da matrícula. Essa etapa, tradicionalmente, consistia da entrega presencial de documentos nas coordenadorias de cada curso. Neste ano, porém, em razão da situação de emergência sanitária decorrente da pandemia de Covid-19, a etapa documental será feita através do envio de documentos digitalizados ao e-mail das coordenadorias. O modelo de assunto da mensagem e a lista de todas as caixas postais dos cursos podem ser consultadas nos anexos aos editais de chamadas.

Os documentos necessários e também os procedimentos de envio estão regulamentados pela Portaria Nº 12/PROGRAD/SAAD/UFSC. Conforme o artigo 3º da Portaria, todos os candidatos classificados, seja pela classificação geral, seja por uma das modalidades de cotas da Política de Ações Afirmativas, deverão encaminhar os seguintes documentos ao e-mail das coordenadorias:

1. declaração assinada de que não possui matrícula simultânea em outro curso de graduação da UFSC ou em outra instituição pública de ensino superior (declaração impressa pelo candidato na Etapa Online da matrícula);

2. documentos de identificação (RG e CPF) com os quais se inscreveu no processo Seletivo UFSC/2020;

3. certificado e histórico escolar do ensino médio ou equivalente ou diploma de ensino superior;

4. Autodeclaração validada por comissão da SAAD de pessoa com deficiência; de indígenas ou de preto ou pardo – cota para PPI; de quilombola; e renda (para os candidatos aprovados por uma das modalidades de cotas do Programa de Ações Afirmativas). As autodeclarações podem ser acessadas neste link: https://saad.ufsc.br/autodeclaracoes/

5. comprovante de quitação eleitoral (para maiores de 18 anos);

6. certificado militar (para candidatos do sexo masculino);

7. atestado de vacinação contra rubéola (para candidatas do sexo feminino até 40 anos).

Os documentos devem ser digitalizados e estar legíveis, numerados na ordem apresentada acima. Caso os documentos não estejam autenticados, os originais deverão ser apresentados para conferência nas coordenadorias de cursos, quando da retomada das atividades presenciais na UFSC.

Os candidatos chamados que foram aprovados dentro de cotas de Ações Afirmativas devem ficar atentos para algumas especificidades. Além das autodeclarações validadas por uma comissão da Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidades (Saad), os classificados na modalidade de vagas destinadas aos egressos de escola pública deverão apresentar certificado de conclusão e histórico escolar do ensino médio que comprove ter cursado integralmente o ensino médio ou equivalente em escola pública.

O diretor do Departamento de Administração Escolar (DAE), César Trindade Neves, enfatiza que os candidatos devem consultar a Portaria 12/PROGRAD/SAAD/2020 para obter as informações referentes às chamadas. “É preciso observar as orientações para envio dos documentos para a validação das autodeclarações e dos documentos para matrícula, e ter cuidado na digitalização desses documentos”, acrescenta o diretor.

Ações Afirmativas

Os candidatos classificados pela Política de Ações Afirmativas (PAA) deverão, antes de enviar os documentos de matrícula às coordenadorias, validar a sua condição de cotista junto à Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidades (Saad). Essa validação será feita de modo remoto e começa com o envio de documentos comprobatórios, que serão analisados pelas comissões formadas para cada modalidade de PAA em cada um dos cinco campi da UFSC.

Os convocados para ingresso no primeiro semestre de 2020 deverão enviar os documentos comprobatórios e as autodeclarações no período de 1 a 4 de setembro. Para os que participaram dos processos seletivos concorrendo às vagas destinadas a pretos, pardos e negros (PPN), a validação dessa condição também será de forma remota. “Por questões sanitárias, as validações serão por videoconferência, gravada. Já fizemos este ano desta forma em editais de programas de pós-graduações”, afirma a secretária da Saad, professora Francis Solange Vieira Tourinho.

Até o dia 2 de setembro, os candidatos das cotas PPN precisam agendar um horário para a videoconferência com a banca, que irá acontecer nos dias 3 e 4 de setembro, das 9h às 12h e das 14h às 18h. Veja o cronograma completo aqui: https://saad.ufsc.br/2020/08/28/cronograma-de-validacao-das-autodeclaracoes-e-documentos-relativos-a-cada-categoria-1-semestre-letivo-de-2020/

Quanto aos procedimentos para a validação de autodeclaração de pessoas com deficiência (PCD) e da condição de indígenas e quilombolas, a comissão poderá, caso necessário, solicitar aos candidatos que participem de entrevista online.

Nas validações de renda, os documentos a serem enviados à comissão devem ser digitalizados em formato PDF, legíveis e enviados em um único arquivo compactado, em formato RAR ou ZIP. Os arquivos devem ser gerados obrigatoriamente a partir de documentações originais, não sendo necessário encaminhar cópias dos mesmos. A comissão poderá, caso necessário, solicitar aos candidatos que participem de entrevista online.

“As comissões de renda irão avaliar os documentos e poderão entrar em contato com o candidato para esclarecimentos e solicitações de documentos complementares”, informa Francis Tourinho. As listas de documentos e formulários para validação de renda constam na portaria de matrícula específica para cada processo seletivo, disponíveis na página da Saad.

Os documentos podem ser enviados para os seguintes endereços de e-mail:

a) pcd.dae@contato.ufsc.br nos casos de autodeclaração de pessoa com deficiência;

b) ppn.saad@contato.ufsc.br nos casos autodeclaração de pretos, pardos e negros;

c) crer.saad@contato.ufsc.br nos casos autodeclaração de indígenas e quilombolas;

d) renda.saad@contato.ufsc.br nos casos de autodeclaração de renda.

O campo “assunto” da mensagem deve ser preenchido informações do tipo de validação, nome completo do candidato e campus da UFSC. Esse também são os contatos para esclarecimento de dúvidas sobre os processos.

Para os candidatos convocados para ingresso no segundo semestre de 2020, os documentos exigidos e os procedimentos de validação serão os mesmos. O período para envio de documentos, nesses casos, será de 29 de setembro a 2 de outubro de 2020. E as videoconferências para validação da condição de pretos, pardos e negros serão realizadas nos dias 5 e 6 de outubro.

 

 

Tags: Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidades (SAAD)Sisu 2020UFSCvestibular 2020