Hospital Universitário recebe investimentos de 8 milhões de reais para enfrentar a pandemia

17/06/2020 16:41

O Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago da Universidade Federal de Santa Catarina (HU/UFSC) desenvolveu um plano de contingência para enfrentar a pandemia causada pelo novo coronavírus. O plano inclui destinação de novos leitos, contratações de profissionais temporários, distribuição de equipamentos de proteção e capacitaçaõ da equipe do hospital.

Com investimentos de mais de R$ 8 milhões da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), o HU disponibilizou 75 leitos exclusivos para pacientes com Covid-19. Os leitos estão sendo ocupados de acordo com a demanda, mas todas as vagas estão pactuadas com a Secretaria de Saúde do Estado de SC, sendo 20 leitos para Emergência Respiratória, 25 para Clínica Médica, um para Obstetrícia, oito para Pediatria e 21 para Terapia Intensiva, incluindo um Neonatal.

Hospital Universitário

Os recursos disponibilizados pela Rede Ebserh foram investidos também na aquisição de equipamentos de proteção individual (EPIs), de kits de teste rápido, de medicamentos, de respiradores/ventiladores artificiais eletrônicos, além de outros equipamentos. Também foram adquiridos materiais de grupo hospitalar, produtos de higienização e desinfecção, entre outros.

Os recursos ainda foram destinados à ampliação temporária da equipe de trabalho, por meio de 103 contratações temporárias previstas em processo seletivo emergencial. Esses profissionais estão sendo convocados em grupos. São médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, entre outros, que atendem tanto na área de internação quanto UTI e emergência, conforme o plano de contingência.

Todas essas iniciativas fazem parte de um plano de contingência do HU que inclui ainda a criação de um fluxo exclusivo para pacientes com problemas respiratórios, a capacitação da equipe assistencial em relação aos cuidados com pacientes críticos e utilização de EPIs, bem como a integração de novas equipes de profissionais da área assistencial para os trabalhos durante a pandemia.

Desde o início de abril, equipes do HU promoveram capacitação de mais de 2 mil profissionais, sendo 1.334 inscritos em treinamentos relacionados ao cuidado com o paciente com Covid-19 e 775 exclusivamente ao uso de EPIs no cuidado a pacientes suspeitos ou confirmados com a doença. Essas capacitações são realizadas em espaço adequado, com número limitado de participantes, e em horários diferenciados, abertas para todos os profissionais do hospital.

Unidade de Comunicação Social/HU/UFSC

Tags: coronavírusHospital Universitário (HU/UFSC)HUUFSC